Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Presidente Dilma Rousseff abriu o início do torneio e ressaltando a importância do Pronatec para o acesso à educação profissional

Belo Horizonte (MG) - As provas da 8ª Olimpíada do Conhecimento começaram hoje (3/9) pela manhã, no ExpoMinas (BH). Até sábado, os 800 jovens de nível técnico de todo o País e, em especial os 27 jovens da delegação brasiliense, terão cerca de 22h, divididas em módulos, para colocar em prática todo o aprendizado adquirido nas mais de 2 mil horas de treinamento. No torneio, os competidores são desafiados a executar tarefas semelhantes às realizadas no dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Os três estudantes mais bem pontuados em cada uma das 58 ocupações profissionais da OC serão conhecidos no próximo domingo (7/8), em cerimônia realizada na Arena Vivo. Os medalhistas de ouro seguirão na disputa por uma vaga na WorldSkills 2015, maior competição de educação profissional do planeta.

Embora muito bem preparados, comumente, o início da competição é dia de se deparar com o frio na barriga, com o nó na garganta, com as mãos trêmulas. Ansiedade foi o sentimento que marcou o início das provas. Aline de Araújo, que o diga. A jovem competidora do DF em Web Designer, disse ter que controlar o nervosismo para poder realizar uma boa prova. "Somente na minha ocupação, três alunos passaram mal antes de começar a prova. Uma, inclusive, a taxa glicêmica despencou e precisou de atendimento médico", conta. Mas, segundo a jovem, passando-se os primeiros minutos do início do torneio e, inclusive, após os primeiros contatos com o projeto que determinará a prova, a concentração tomou o lugar da ansiedade "Estou muito confiante. Fiz o primeiro módulo tranquila e sei que tenho boas chances", diz, alegre.

Edson Silva, no entanto, mostrou-se preocupado com o tempo dado para executar o primeiro módulo. O jovem é competidor de Eletricidade Predial. "Achei o prazo muito apertado para realizar o módulo de hoje. Mas ainda está tudo dentro daquilo que treinei, dentro do previsto", comentou. Já Caroline Dias diz ter driblado o nervosismo e feito uma excelente prova. "Terminei o primeiro módulo com folga no prazo estabelecido. Isso fez como que eu pudesse revisar o que tinha feito. O bom desempenho desse dia só me dá mais ânimo. Sei que brigo por medalhas", prospecta a aluna brasiliense de Segurança no Trabalho.

No estande de Funilaria Automotiva, Silas Souza estava feliz com o desempenho no primeiro dia de competições. "Consegui cumprir bem a etapa de hoje e por consequência minhas expectativas de um resultado positivo aumentaram bastante", afirmou, confiante.

Dilma na competição

olimpiada senai dilmaA presidente da República, Dilma Rousseff, abriu as provas da Olimpíada do Conhecimento 2014, na manhã de hoje. Ao chegar à arena, Dilma foi recebida pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Juntos, eles visitaram os locais das provas, conversaram com competidores, visitantes e avaliadores da competição.

Na oportunidade, Dilma destacou a importância da educação e da inovação para o desenvolvimento do país. "A Olimpíada do Conhecimento é como se a gente abrisse uma cortina e mostrasse o caminho do futuro. Construímos aqui um alicerce para o futuro", enfatizou.

Robson Braga de Andrade, por sua vez, destacou que o aumento do número de ocupações profissionais que participam da competição – passou de 26, em 2001, para 58 neste ano – demonstra que os jovens brasileiros estão se interessando mais pelo ensino técnico e tecnológico e se preparando para participar do desenvolvimento do país. "Os jovens estão cada vez mais comprometidos com o crescimento da indústria e do país", afirmou Braga de Andrade.

O Pronatec

Esta é a primeira vez que os alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participam da competição. Dos 726 participantes, 597 passaram por cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou técnicos de nível médio oferecidos no escopo do programa pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e nos Institutos Federais de Tecnologia.

"Fico extremamente realizada que 82% dos participantes sejam do Pronatec", disse a presidente Dilma. "Tivemos uma parceria com o Sistema S muito bem sucedida, que consiste na junção das estruturas do governo federal, com os institutos federais de educação e ensino tecnológico, e as escolas do Sistema S", completou a presidente.

Vários alunos da delegação brasiliense fizeram cursos de forma gratuita no Senai, por meio do Pronatec. Esse é o caso de Marcos Eliade Gomes, de Jardinagem e Paisagismo. Ele entrou no Senai Gama por meio da modalidade Aprendizagem, no curso de Instalador e Reparador de Linhas Aéreas (Irla), por uma empresa de telefonia fixa. Mas, uma vez dentro do Senai, se deparou com o Pronatec e fez, a partir daí, mais sete cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional inseridos no Programa, até chegar ao tão sonhado curso técnico em Edificações. "Percebi, mediante o Pronatec, que eu poderia crescer muito em termos de conhecimento. Não perdi tempo e me inscrevi para todos quantos eu podia fazer", conta o rapaz.

Cobertura

O desempenho da delegação do DF durante toda competição pode ser acompanhado pelo site:www.sistemafibra.org.br/senai/olimpíada ou pelo www.facebook.com/ocdf2014.

Texto: Suzana Leite

Fotos: Nilson Carvalho

Contatos para imprensa:

Suzana Leite
(61) 7814-3947
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nilson Carvalho
(61) 9674-0238
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1