Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Belo Horizonte (MG) - O Distrito Federal conquistou sete medalhas no maior torneio de Educação Profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento 2014, promovida de 3 a 6 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O anúncio foi feito na noite deste domingo (7/9), na cerimônia de encerramento realizada na Arena Vivo, do Minas Tênis. Foram três medalhas de ouro em Instalação Hidráulica e a Gás, Segurança no Trabalho e Enfermagem; três pratas em Funilaria Automotiva, Construção em Alvenaria e Mecânica de Automóveis; e um bronze em Panificação. Além disso, outros nove jovens talentos da capital federal receberam medalhas de excelência, condecoração concedida aos competidores que obtiveram aproveitamento acima de 85% nas provas.

"O DF foi representado em 22 ocupações profissionais na 8ª Olimpíada do Conhecimento. Em 16 delas, alcançamos a excelência exigida em prazos e padrões internacionais. Isso comprova a qualidade do ensino técnico oferecido na capital federal. Ressalto, ainda, o bom desempenho dos alunos das ocupações voltadas para a Construção Civil, refletindo o investimento em infraestrutura e recursos humanos que o Senai-DF tem feito nos últimos anos em qualificar trabalhadores para o maior setor da indústria brasiliense", analisa o gerente de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), Cláudio Tavares.

Nos quatro dias de torneio, os jovens tiveram que executar tarefas que simulam o dia a dia do trabalho. Para tanto, os eles receberam formação profissional de alto nível técnico, em mais de duas mil horas de treinamento prático e teórico. Desde março de 2013, quando aconteceram as seletivas para esta edição da Olimpíada do Conhecimento, os alunos do Senai-DF se dedicaram mais de dez horas por dia, incluindo sábados e feriados, para representar a capital federal na competição.

A emoção tomou conta da Arena Vivo, em cerimônia comandada pela atriz Daniele Suzuki e pelo cantor Gabriel Pensador. Os cerca de 800 estudantes de todo o País – reunidos em suas respectivas delegações – gritavam, choravam e se abraçavam a cada nome chamado em um dos três palcos de premiação montados no ginásio.

Com a delegação do DF não foi diferente. Em 2014, a capital federal obteve três medalhas inéditas, nunca antes conquistadas por um estudante brasiliense: Instalação Hidráulica e a Gás; Funilaria Automotiva e Panificação, o que deixou os competidores em alvoroço.

Os jovens que subiram ao pódio foram Anderson Passinho (Instalação Hidráulica e a Gás); Caroline Melo (Segurança no Trabalho); Renata Biserra (Enfermagem); Silas Souza (Funilaria Automotiva); Robson Silva (Construção em Alvenaria); Fábio Moraes (Mecânica de Automóveis); e Edmeire Santos (Panificação), respectivamente.

A alegria estava estampada no rosto de Anderson Passinho. O jovem foi o primeiro representante do DF em Instalação Hidráulica e a Gás em uma edição da Olimpíada do Conhecimento e já fez história, conquistando a medalha de ouro na ocupação. Durante o torneio, ele teve que fazer a instalação de Sistema de Aquecimento, com água fria e quente, além da instalação de um esgoto e aparelhos sanitários. "Felicidade é pouco para o que eu estou sentindo. Mas acredito que o competidor ganha a competição nos treinos. Aqui, eu só pude executar aqui e colocar em prática todo o conhecimento que eu adquiri em Brasília", disse. Anderson chegou a trancar a faculdade de Engenharia Civil para se dedicar à preparação do torneio.

Caroline Dias, medalhista de ouro em Segurança no Trabalho, teve uma prova dividida em quatro módulos. O primeiro avaliou a capacidade teórica dos alunos. Eles receberam uma situação problema e tiveram que propor as melhores soluções. Logo após, eles seguiram para a área de provas da ocupação de Marcenaria. No local, os competidores tiveram que realizar uma inspeção de segurança, coletar dados e fazer uma avaliação de riscos, como ruído, calor, iluminação, entre outros. O terceiro módulo constituiu em apresentar um relatório técnico mostrando os problemas encontrados e evidenciando as soluções legais e viáveis. Por fim, os estudantes fizeram uma apresentação técnica aos avaliadores.

Segundo o instrutor de Segurança no Trabalho, Eduardo Sampaio - medalhista de prata da Olimpíada do Conhecimento de 2006 - a prova executada pelos competidores da ocupação representa, na íntegra, o que o profissional fará no mercado de trabalho. "Carol está pronta para despontar nas maiores e melhores indústrias da capital federal", se orgulha Eduardo.

"Foi muito difícil, a disputa foi muito acirrada. Por isso, eu estou muito feliz com essa medalha", disse Caroline, ao descer do pódio, na Arena Vivo.

Já Renata Biserra repetiu o feito de 2012, consagrando o DF bicampeão em Enfermagem. A jovem é estudante do Senac-DF. Desde 2008, a competição passou a incluir também alunos de cursos oferecidos pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante as provas de Enfermagem, um grupo de atores representaram agentes que fazem parte da rotina dos hospitais, como os pacientes, acompanhantes, familiares e até curiosos. As provas de Enfermagem foram dividias em quatro ambientes: hospitalar, reabilitação, ambulatorial e domiciliar. "Eu vim aqui por uma paixão, a enfermagem. A medalha é uma consequência", diz a aluna que, de fato, tem a profissão como algo intrínseco, que brota do coração. Ainda no processo de treinamento da competição, Renata dizia que entrou na Olimpíada do Conhecimento para ter o melhor aprendizado, sempre tendo em foco o paciente.

Tão importantes quanto aqueles que conquistaram as medalhas de ouro, prata e bronze, são os medalhistas de excelência, que também mostraram competências profissionais técnicas de nível internacional. São eles: Soldagem (Cláudio Caetano); Aplicação de Revestimento Cerâmico (David Melo); Eletrônica Industrial (Thiago Silva); Eletricidade Predial (Edson Silva); Eletricidade Industrial (Márcio Santos); Marcenaria (Joabson Crisostomo); Administração de Sistema Rede (Felipe Carvalho); Design Gráfico (Tayná Soares); Tecnologia da Informação para Deficientes Visuais (Gilmar de Alcântara).
"Esses estudantes são os profissionais do futuro, os talentos que atenderão a indústria moderna, tecnológica e globalizada. É assim que se constrói uma indústria forte e um Brasil mais competitivo e com maiores índices de desenvolvimento", diz o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves de Abreu. E acrescentou: "Parabéns aos 27 alunos que compuseram nossa delegação. Sei que cada um deu o seu melhor. Mesmo que alguns, aqui, não tenham conquistado medalhas, eles conquistaram o melhor para suas vidas: uma profissão", encerra.

A delegação do DF embarca em Belo Horizonte rumo à capital federal nesta segunda-feira (8/9), às 8h05. O voo GOL 1082 chega ao Aeroporto Internacional de Brasília às 9h30.

Cobertura completa

O desempenho da delegação do DF durante toda competição, além das fotografias da competição, podem ser recuperados no site: www.sistemafibra.org.br/senai/olimpíada ou na fan page www.facebook.com/ocdf2014.

Texto: Suzana Leite
Fotos: Nilson Carvalho

Contatos para imprensa:

Suzana Leite
(61) 7814-3947
Nilson Carvalho
(61) 9674-0238

 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1