A poucos meses da Seletiva para a WorldSkills 2017, a maior competição mundial de educação profissional, os competidores da Olimpíada do Conhecimento do Senai Distrito Federal seguem em uma incansável rotina de treinos e simulados. Ao todo, 24 alunos batalham pelo índice mínimo em suas respectivas ocupações para pleitear uma vaga na delegação brasileira na etapa internacional. Na 9ª edição do evento, prevista para acontecer entre os meses de julho e agosto, o Senai-DF terá representantes em 22 ocupações.
A Olimpíada do Conhecimento é a maior disputa de educação profissional das Américas, classificatória para a etapa mundial, e uma verdadeira vitrine de talentos que atrai o interesse de empresários de diversos setores do segmento industrial.
Os competidores classificados disputarão, com estudantes de outros estados, a chance de representar o Brasil na 44ª WolrdSkills Competition que será realizada no próximo ano, em Abul Dhabi, nos Emirados Árabes. Na seletiva para 2017 haverá distribuição de uma ocupação para cada Departamento Regional do Senai. A ocupação de confeitaria será sediada pelo Senai DF, em novembro.
Segundo a coordenadora do programa no DF, Eliséia Tavares, o momento é de dedicação integral. “Estamos vivendo dias de muito trabalho, mas também de muito aprendizado. Seguimos confiantes que nossa região estará bem representada nesta edição da Olimpíada do Conhecimento”, aposta a gestora. Eliséia afirma, ainda, que os ganhos da competição vão além do que se imagina.
Durante o período de preparação, os estudantes entendem o ensino profissionalizante como uma porta para o sucesso profissional. “Participar da Olimpíada é gratificante porque inspira outros jovens a optar por um curso técnico e escolher uma profissão. Pouca gente com a nossa idade está disposta a enfrentar uma rotina de treinos em três turnos, seis dias por semana. Mas é uma experiência que nos prepara para a vida e para conquistar um espaço no mercado de trabalho”, defende o competidor da ocupação de Mecatrônica, Yuri Oliveira.
Histórico de Sucesso
Na última edição da Olimpíada do Conhecimento (2014), o Senai-DF competiu em 22 ocupações com 27 estudantes de nível técnico. A delegação do Distrito Federal conquistou sete medalhas e ocupou a 4ª colocação na classificação geral da disputa. Foram três medalhas de ouro em Instalação Hidráulica e a Gás, Segurança no Trabalho e Enfermagem (Senac); três pratas em Funilaria Automotiva, Construção em Alvenaria e Mecânica de Automóveis; e um bronze em Panificação. Além das medalhas, o Senai-DF conquistou nove diplomas de excelência, reconhecimento concedido aos competidores que obtiveram aproveitamento acima de 85% nas provas.
ASCOM - Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra