O estudante Wilker Grassioti, único representante do Distrito Federal na delegação brasileira de competidores, conquistou o certificado de excelência em Mecânica de Refrigeração na 43ª WorkdSkills realizada no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de agosto. O aluno competiu com outros 24 candidatos na ocupação de Mecânica de Refrigeração e teve que trabalhar durante mais de 20 horas, divididas em quatro dias de prova. “O nível da competição foi bem alto, uma das melhores disputas que já presenciei”, revelou o técnico Joaquim Venancio.
A competição reuniu 1.189 participantes de 59 países, que competiram em 50 ocupações. Neste ano, o Brasil levou a maior delegação com 56 participantes em todas as áreas de conhecimento. O desempenho da equipe brasileira mais que dobrou em comparação ao mundial de 2013, realizado na Alemanha. Naquele ano, o Brasil conquistou 12 medalhas e 15 certificados de excelência, em 2015, porém, este número saltou para 27, sendo 11 medalhas de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelências que atestam a qualidade dos trabalhos realizados ao longo da competição.
O resultado foi conhecido na cerimônia de encerramento do evento, que contou com milhares de pessoas entre competidores, avaliadores, autoridades e familiares dos jovens. Estavam presentes o presidente da WorldSkills, Simon Bartley, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, e diversas lideranças das Federações da Indústria de todo país. “Quero reforçar que cada um de vocês são vencedores da WorldSkills”, afirmou o presidente da CNI, Robson Andrade.
Com este resultado, o Brasil liderou o ranking da competição e recebeu o título de Top One, o número um do mundo. “É um resultado que buscamos há anos. E é com muita alegria que podemos dizer: chegamos ao topo.”, comemorou o líder da equipe brasileira, Marcelo Mendonça.
Caminho percorrido
A trajetória do brasiliense, Wilker Grassioti, de 20 anos, começou em 2013, quando o jovem dava seus primeiros passos como competidor, na Olimpíada do Conhecimento. Desde então, atividades como treinos, provas e simulados passaram a fazer parte de sua rotina. No mundial, ele competiu pela ocupação Mecânica de Refrigeração, representando o Distrito Federal e o Brasil.
Wilker retorna a Brasília na manhã desta segunda-feira, dia 17 de agosto.