São Paulo (SP) - Em 2015, o ouro da ocupação Tecnologia Automotiva da etapa mundial da Wordskills, realizada no mês de agosto, em São Paulo, ficou no Brasil com o competidor paulista Luís Carlos Júnior, aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da unidade de Bauru, SP. Para 2017, em AbuDhabi, nos Emirados Árabes, a expectativa de todos os treinadores da modalidade é a mesma: manter o pódio brasileiro e trazer mais um resultado positivo para o país. O que ainda não se sabe é quem será o atleta que vai representar o Brasil na competição.
De acordo com o avaliador líder da modalidade Tecnologia Automotiva, Jefferson Licetti, qualquer um dos competidores classificados para a etapa nacional tem total condição de garantir a primeira colocação no campeonato mundial. “As provas, as técnicas e os equipamentos utilizados estão em nível mundial. Aqui, nós não avaliamos apenas as habilidades, mas o conjunto composto por teoria e prática, além da utilização correta dos procedimentos, ferramentas específicas, literatura técnica, softwares automotivos e tudo mais que englobe a Tecnologia Automotiva”, explica.
As provas eliminatórias para a ocupação começaram na última segunda-feira (04), e estão sendo realizadas no Senai Conde José Vicente de Azevedo, localizado no bairro Ipiranga, em São Paulo. Oito competidores estão disputando uma vaga para a fase mundial da competição. Entre eles está o Athíla Cavalcante, atleta do Senai-DF que, ainda criança, já era apaixonado por manutenção de bicicletas. Por influência do pai, o jovem decidiu se inscrever no curso técnico de Manutenção Automotiva, ofertado pela unidade de Taguatinga. Em pouco tempo, descobriu a sua grande paixão na área de Tecnologia Automotiva e, desde então, tem se dedicado de forma intensiva aos treinamentos para as seletivas da Wordskills.
“Nós já estamos trabalhando há muito tempo e estou bem tranquilo em relação às provas. Todos os módulos que realizamos aqui já foram feitos em Brasília e isso nos passa um pouco de segurança. Estou muito animado, com muita expectativa e dando o meu melhor para garantir um resultado positivo para o DF”, conta o competidor.
Victor Silvano, ex-competidor da Wordkills na modalidade Tecnologia Automotiva, é o treinador que tem acompanhado o Athíla durante toda a preparação. Em 2012, com 19 anos, Victor representou o DF na etapa nacional da competição, que foi realizada em São Paulo e contou com a participação de 640 estudantes, em 38 ocupações diferentes. Quatro anos depois, o jovem treinador utiliza os conhecimentos que adquiriu para orientar Athíla e tentar garantir uma vaga para a etapa mundial. “Em relação ao que nós realizamos nos treinos e o que é realizado no dia da prova, não existe muita diferença. O padrão de treinamento não muda, assim como os padrões de prova não mudam. Às vezes, um pequeno detalhe pode ser diferente, mas isso faz parte da competição e é compreensível que existam pequenos erros. Mas, de modo geral, estamos indo muito bem. As provas têm um nível bem difícil, os competidores dos outros Estados também estão bem preparados e, ainda assim, e ele está mantendo a tranquilidade. Estamos confiantes que chegaremos ao pódio”, ressalta Victor.
O alto nível da competição também foi ressaltado pelo chefe de oficina de Tecnologia Automotiva do Senai – Ipiranga Marcelo Pita. “Estamos recebendo competidores de oito Estados, cada um com suas particularidades, mas existe uma coisa em comum entre todos eles: são os oito garotos melhores de cada Estado. Aqui, na avaliação, todas as atividades são desenvolvidas em cima do dia a dia de um mecânico reparado. Nós ocasionamos defeitos e eles têm que descobrir e solucionar. E é gratificante ver o trabalho que o Senai desenvolve nos cursos técnicos e profissionalizantes, porque esses meninos não são mais aprendizes, eles já são profissionais e, certamente, serão absorvidos rapidamente pelo mercado”, conta Pita.
As competições da ocupação Tecnologia Automotiva seguem até a tarde de quinta-feira (07) e o resultado final será apresentado na sexta-feira (08), quando, enfim, será divulgado quem vai representar o Brasil e lutar para manter o pódio na etapa mundial da Wordskills.