Durante os dias de prova da Seletiva WorldSkills 2017 da ocupação Construção em Alvenaria, foi possível verificar algumas características importantes para os profissionais que atuam nessa área. Ao receber o projeto dos avaliadores, o representante do Senai-DF, Waldézio Ribeiro (16), precisou ser atencioso, detalhista, bom de cálculo e com boa capacidade de interpretação Um detalhe que passar despercebido na execução trabalho pode atrapalhar todo o projeto.
O Waldézio contou com o auxílio do instrutor Jefferson Carvalho que já foi medalha de ouro na ocupação. O professor conta que o competidor precisa ver o projeto, entender totalmente sua execução e colocar em prática. Na hora da avaliação, leva-se em conta o corte dos tijolos, a colocação correta das peças, o acabamento além, é claro, da execução perfeitamente realizada de acordo com o projetado.
No primeiro projeto recebido pelos competidores da Seletiva, eles executaram uma parede com arcos e torres. No segundo, foi pedido que fizessem um muro com um círculo, com uma lua de reboco e um prédio na lateral. Essa última parte foi bem mais complexa e demandou dos participantes muita atenção e um bom planejamento para que o tempo fosse suficiente. Ao término do tempo delimitado para execução da prova, entre as 14 equipes participantes, foi possível verificar que algumas delas não terminou o projeto por inteiro e outras que não seguiu todos os detalhes do desenho entregue pelos avaliadores.
O competidor do Senai-DF, Waldézio Ribeiro, destacou-se na primeira prova com uma execução, analisada pelos visitantes do local, como perfeita. Mas, a nota final dos competidores, assim como, o resultado dos nomes dos medalhistas só será divulgada nesta sexta-feira pela manhã.
Vocês conferem todas as informações da solenidade de premiação pelo facebook: www.facebook.com/senaidf
Mercado de trabalho
É notório a situação delicada que a economia brasileira vem passando nos últimos tempos. E a qualificação profissional pode ser a porta de saída para o desemprego de milhares de brasileiros. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduson-DF), Luiz Carlos Botelho, reitera a necessidade de profissional especializado na área para que o país volte aos trilhos do desenvolvimento.
“A importância está no aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da formação educacional. No Senai, os alunos encontram tudo isso e mais o envolvimento da condição disciplinar que é embarcada junto com a formação técnica, propriamente dita”, explica o presidente. Botelho reafirma que os cursos profissionalizantes ofertados pelo Senai colocam no mercado de trabalho pessoas seguras de si e confiantes para desenvolver seus projetos.
O trabalho na área de Construção em Alvenaria é antigo e vem evoluindo com o passar dos anos. Mas, segundo o presidente do Sinduscon-DF, a população pode acreditar que essa área vai continuar sendo uma boa oportunidade de trabalho.
“Tem um lema em Portugal que diz que ‘tijolo ainda é a melhor solução’, ou seja a alvenaria ainda é a melhor solução para qualquer construção. Por mais que a Construção Civil venha evoluindo, o trabalho do pedreiro nesse segmento ainda vai muito mais pra frente - nós podemos falar em séculos pra frente”, reitera.
O Sinduscon-DF é um dos maiores sindicatos do segmento industrial do Distrito Federal e um grande incentivador da Seletiva WorldSkills: “é muito importante a Olimpíada do Conhecimento dispor do trabalho competitivo de Construção em Alvenaria, porque pode parecer simples, mas precisa de muita disciplina técnica que o trabalho exige no dia a dia do profissional”, destaca Botelho.