São Paulo amanheceu ensolarada para receber o último dia de provas das Seletivas Worldskills 2017, a maior competição de educação profissional do mundo que, no ano que vem, será realizada em AbuDhabi, nos Emirados Árabes.
A unidade escolhida para sediar as ocupações Pintura Automotiva e Tecnologia Automotiva foi o Serviço de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Conde José Vicente de Azevedo, localizado no bairro Ipiranga, em São Paulo. As provas começaram na última segunda-feira (04) e encerraram hoje (07/07). Ao todo, foram 15 competidores, sendo oito na modalidade de Tecnologia Automotiva e sete em Pintura. Entre eles, estavam dois representantes do Distrito Federal: respectivamente, Athíla Cavalcante e Artur Paranayba.
Durante os quatro dias de competição, a rotina dos dois jovens foi intensa. Diariamente, às 7h30, eles se apresentavam à equipe de avaliadores no campo de prova. Após 15 minutos de conversa particular com os instrutores e mais 15 minutos de ambientação, iniciavam os módulos. Cada ocupação contou com uma programação específica de atividades, mas havia uma coisa em comum: as duas modalidades foram compostas por cinco fases diferentes. Confira abaixo o roteiro de atividades da área de Tecnologia Automotiva.
Tecnologia Automotiva
A definição das provas e rodízios da ocupação Tecnologia Automotiva foi feita no início da segunda-feira (4/7) quando, por meio de sorteio, ficou determinada a ordem de atuação. “Foram realizadas duas provas por dia, uma pela manhã e outra no período da tarde. A competição foi dividida em cinco ilhas e cada uma tratou de um sistema diferente do veículo. Cada etapa teve duração de três horas e, neste período, os atletas tiveram um intervalo de 15 minutos, à escolha do instrutor, para tomar água e ir ao banheiro”, explica o avaliador líder da modalidade, Jefferson Licetti.
Dividir a seletiva em módulos tem como objetivo testar todas as habilidades do competidor e verificar se ele consegue aliar o raciocínio rápido à leitura e interpretação dos manuais, conforme afirma o instrutor do Senai-DF, Victor Silvano: “Durante as provas das Seletivas WorldSkills, o atleta teve que seguir o procedimento indicado pelo fabricante do início ao fim. Ele precisou estudar o componente e interpretar a literatura, de modo que pudesse identificar de forma rápida e eficaz quais são os equipamentos e ferramentas especiais necessárias para solucionar o problema, seja para atuar em montadoras, seja para as atividades diárias e comuns”.
Os competidores de Tecnologia Automotiva foram avaliados em cinco segmentos: Gerenciamento Eletrônico do Motor, no qual o principal objetivo é fazer o carro funcionar seguindo as normas do fabricante no que se refere aos procedimentos, esquemas elétricos, equipamentos de diagnostico e emissão de poluentes; Suspensão de Freios, que exige conhecimentos sobre freio, suspensão, direção, alinhamento, geometria de direção e sistemas de sinalização indicados pelo fabricante; Eletroeletrônica, área da mecânica voltada para sistemas de conforto, como ar condicionado, rádio, ventilação interna, vidro elétrico, travas e iluminação; Motor, ilha na qual os competidores têm um período de três horas para desmontar o motor, realizar o reparo referente à situação problema, substituir peças de acordo com as recomendações do fabricante e entregar o motor montado e funcionando; e Transmissão Mecânica, na qual os competidores devem seguir as orientações do fabricante quanto ao funcionamento e atuação dos equipamentos. Aqui também são disponibilizadas três horas para a desmontagem, reparação, manutenção e remontagem do sistema.
Para o competidor representante do DF na modalidade Athíla Cavalcante, a participação nas Seletivas da Worldskills profissionaliza ainda mais o segmento e demonstra que o jeito mais correto e seguro de reparar e solucionar quaisquer questões automotivas é estudar e interpretar os manuais dos fabricantes. “Nós temos todos os equipamentos voltados para a realização dos testes e procedimentos recomendados e isso mostra que a melhor forma de exercer a profissão é atuar de forma segura, seguindo o padrão de funcionamento e respeitando as orientações. Nós trabalhamos assim em todo o treinamento e também nestes quatro dias de prova e, agora, estamos na expectativa para ver o resultado”, afirma o competidor.
Educação profissional na área Automotiva
O Senai Taguatinga oferece diversos cursos na área automotiva para jovens e adultos interessados em conhecer mais sobre o segmento. Segundo o instrutor Victor Silvano, o mais indicado para quem quer começar a conhecer a área é o curso de Auxiliar Mecânico de Manutenção em Automóveis. “este curso oferece uma visão básica e global do assunto, possibilitando que o aluno possa identificar quais são as atividades de maior interesse”. Durante as 200 horas de aula, são passadas orientações quanto à organização e conservação do ambiente de trabalho, além de informações iniciais relacionadas à manutenção nos sistemas mecânicos dos veículos, como transmissão, motor, freio, suspensão e direção. Para se inscrever, é necessário ter Ensino Fundamental incompleto e idade mínima de 16 anos.
Se, após fazer o curso básico, o aluno conseguir identificar as atividades de maior interesse, ele deve se matricular em um dos 15 cursos de qualificação profissional específicos da área automotiva oferecidos pelo Senai-DF. Segundo Victor, neste segmento, é normal que os profissionais atuem em apenas duas ou três áreas. “No mercado é difícil ver uma oficina que trabalha com todas as atividades de uma vez. Os serviços, quase sempre, são divididos e os profissionais buscam uma especialização maior nas áreas de interesse”.
Por isso, é tão importante que o aluno saiba o que lhe agrada mais e passe a estudar especificamente o tema. Entretanto, existem alguns casos em que a pessoa gosta de todas as atividades e quer conhecer todos os sistemas. Então, o mais indicado é se inscrever no curso Técnico em Manutenção Automotiva, que é composto por 1.200 horas/aula e aborda mais de 12 assuntos, entre eles Empreendedorismo, Gestão Ambiental, Inglês Técnico, além das modalidades disputadas na Worldskills: Eletroeletrônica Automotiva; Sistema de Transmissão; Sistema de Freio, Suspensão e Direção; Motor a Combustão Interna e Sistemas Auxiliares; e Gerenciamento Eletrônico do Motor.
Amanhã (08/07), saem os resultados das primeiras provas eliminatórias das Seletivas Worldskills. Enquanto isso, para mais informações sobre os cursos técnicos ofertados pelo Senai na área automotiva, consulte o portal da unidade: Senai Taguatinga.