Criatividade e capacidade de improviso. Esses são alguns dos talentos pessoais necessários para um bom profissional da panificação. E, se depender disso, a aluna do Senai Taguatinga Larissa Schrammel de Carvalho (18) já tem o futuro garantido. Ela é a representante do Distrito Federal na ocupação de Panificação, na Seletiva WorldSkills 2017, que é promovida até sexta (15/7) em Belo Horizonte (MG). O torneio vai definir os integrantes da comitiva brasileira no maior torneio de educação profissional do mundo que será promovido em outubro do ano que vem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
A competição começou na segunda-feira (11/7) com a etapa de ambientação, em que a aluna conheceu o local de prova e avaliou os equipamentos e insumos utilizados para cumprir os desafios. Todo o torneio está sendo realizado no Senai Américo Renê Giannetti, na Lagoinha, na capital mineira. Ontem, hoje e amanhã, são promovidos os módulos práticos da competição. No total, são 20 horas de prova.
O instrutor do Senai Taguatinga, Hélio Barbosa, está acompanhando Larissa na competição e confia no potencial da aluna. Ele acredita que ela vai conseguir cumprir de forma satisfatória todos desafios do torneio.
Na prova de Panificação, a competidora vai fazer uma escultura e uma produção em um pão a partir do projeto dos avaliadores. O tema será cinematografia, no qual o competidor vai fazer a escultura em alguns pães, com a modelagem que tem a ver com o tema. Na sexta-feira, às 10h, serão divulgados os vencedores. O jovem que ficar no lugar mais alto do pódio conseguirá a chance de continuar treinando para manter o índice internacional de qualidade na ocupação, e representar o Brasil na WorldSkills 2017.
O embasamento teórico na forma como são aplicados os padrões da panificação ao redor do mundo tem cativado a jovem. “Vemos o pão pronto na padaria e não temos noção do que tem por trás do seu preparo. É impressionante. Além de despertar a criatividade, aqui descobri o que gosto e os sacrifícios já estão valendo à pena”, afirma Schrammel.
Panificação no Senai
O Senai Taguatinga possui uma área de Alimentos que é referência no Distrito Federal. A estrutura tem cerca de 900 m², equipamentos e utensílios de última tecnologia, e capacidade para atender até 120 alunos por turno. Com os laboratórios de panificação, confeitaria, chocolateria e cozinha pedagógica, os estudantes poderão aprender, na prática, o que o mercado exige de melhor e mais moderno.
Para o segundo semestre desse ano, tem previsão de abrir várias turmas de qualificação e aperfeiçoamento na área. Entre eles: Risotos; Bombons e Trufas; Trivial Gourmet; Massas Frescas, Secas e Molhos; Panificação Diet, Light e Funcional; Pizzaiolo e Salgadeiro.
Outras informações sobre a área de Alimentos do Senai Taguatinga, você obtem pelos telefones: (61) 3353-8715 e 3353-8716.