Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Rio de Janeiro está sediando, nesta semana, as Seletivas WorldSkills na ocupação de Solda. Antônio Pedro Breno Silva, aluno do Senai Gama, está representando o Distrito Federal. Ao todo, são 13 competidores, divididos em dois turnos, que estão em busca da medalha de ouro. O vencedor vai ficar mais próximo de representar o Brasil na WorldSkills, que é a maior competição de educação profissional do mundo e que será realizada em outubro do ano que vem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Ontem, os jovens passaram pela ambientação. O dia serve para que eles possam reconhecer o posto de trabalho, parâmetros das máquinas e ferramentas utilizadas durante a competição. No segundo dia, os competidores tiveram acesso ao corpo da prova e iniciaram as tarefas – de dificuldade e padrão internacional - realizaram o exame de radiografia, fratura, visual e pressão hidrostática, todas descritos em norma.

Antônio Pedro Breno entrou em uma verdadeira maratona olímpica, que terminou por volta das 20h. Hoje (13/7), foram seis horas de prova, sob pressão, calor e nervosismo. Amanhã (14/7), o competidor encara outras 6 horas, até concluir a soldagem de um vaso de pressão de água e ar. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (15/7).

 

corpo materia DSC0720

O vaso de pressão é um dos itens determinantes para conhecermos o representante brasileiro na WorldSkill 2017. Os avaliadores vão levar em consideração a montagem, leitura do projeto, e diversos processos de soldagem, como a MAG (Metal Active Gas) com arame tubular e sólido, eletrodo revertido e a solda  TIG (Tungsten Inert Gas) com alumínio e inox.

“A avaliação envolve todos os processos que são abordados nos cursos de qualificação profissional da área. Além disso, os vasos serão submetidos a vários níveis de pressão para testar a qualidade da soldagem”, explica o técnico do estudante, Ademir Cavalcante. Na opinião do instrutor, Antônio está bem preparado, mas ressalta que ainda é difícil fazer uma análise mais profunda do desempenho do competidor sem a avaliação técnica da prova. 

Baixas

Dois competidores precisaram abandonar as provas ao longo do dia. O competidor do Rio Grande do Sul precisou ser levado ao médico devido questões de saúde. Já o competidor do Mato Grosso do Sul também precisou de  atendimento devido a um incidente na região ocular. Ambos os competidores foram medicados e passam bem.

IST Soldagem

A escolha do Rio de Janeiro para abrir a seletiva de Soldagem não foi por acaso. A unidade do Senai do bairro Maracanã abriga o Instituto Senai de Tecnologia Solda. O espaço se destaca por sua infraestrutura e equipamentos modernos. A unidade é referência nacional na educação profissional na área de soldagem e atua com forte presença no desenvolvimento de tecnologia e inovação para o setor. O centro foi inaugurado em 2012 e possui, atualmente, mais de 500 alunos.

Senai Gama é referência no DF

No Distrito Federal, o Senai Gama é referencia quando o assunto é soldagem. A unidade oferece cursos nos processos a Arco Elétrico com Eletrodo Revestido, TIG (Tungsten Inert Gas) e MAG/MIG (Metal Active Gas), que são itens avaliados nas provas da WorldSkills. “Temos equipamentos modernos e um corpo técnico qualificado. Trazemos o que há de mais moderno para as salas de aula. Nós formamos profissionais olímpicos”, ressalta a coordenadora de administração da unidade, Luciana Katta.

A unidade formou, em 2015, 66 profissionais em 44 turmas da área de soldagem. Segundo Luciana, o número de alunos em cada turma é reduzido, tendo em vista as especificidades das atividades, exigindo um acompanhamento maior dos instrutores. “Os estudantes são instruídos a realizar soldagens utilizando fundamentos tecnológicos, desenhos e instrumentos de medição e controle, observando normas e procedimentos técnicos de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, possibilitando que atuem nos diversos segmentos industriais após a conclusão do curso”, conclui a coordenadora.

Seletivas

As Seletivas WorldSkills acontecem em 32 cidades de todas as unidades da Federação. Ao todo, são 407 estudantes de até 21 anos, divididos em 43 ocupações. Os melhores serão treinados para representar o Brasil na 43ª WorldSkills, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1