Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Rio de Janeiro (RJ) - Não foi dessa vez que o Distrito Federal será o representante brasileiro na WorldSkills 2017, na ocupação de Soldagem. O brasiliense Antônio Pedro Breno teve algumas dificuldades e não conseguiu a classificação. As provas da modalidade de Soldagem das Seletivas WorldSkills terminaram nesta sexta-feira (15/7) com o competidor potiguar Rafael D’Avila no lugar mais alto do pódio.

O Rio Grande do Norte conquistou o primeiro lugar da seletiva pela quarta vez em cinco edições da competição. Foi o estado também que consagrou o melhor soldador do mundo na última WorldSkills, realizada em São Paulo no ano passado. “Foram três anos de preparação com muito esforço e dedicação. A partir de agora, irei focar na competição mundial. Quero trazer o bicampeonato para Mossoró”, comenta Rafael.

Cleber Roberto, de Minas Gerais, e Henrique Dias, do Goiás, completaram o pódio nas segunda e terceira colocação, respectivamente. O gerente operacional do IST Solda Lincon Gomes parabenizou o competidores e exaltou o espírito olímpico entre todos que participaram da seletiva, que foi realizada no Senai do bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Quase

A prova terminou mais cedo para o representante do DF. Antônio precisou abandonar a disputa no começo da noite da quinta-feira (14/7), em função de um mal-estar. “Já havia dois dias que não estava me sentindo bem e isso me atrapalhou na prova. Fiz o máximo que pude, mas um dos fiscais percebeu que eu estava passando mal”, relata.

Os desafios fizeram parte da rotina de Antônio na reta final para as seletivas. Há dois meses, ele precisou se afastar dos treinamentos devido a uma apendicite. “Estava em um curso de coaching oferecido pelo Senai aos competidores, quando comecei a sentir muita dor. No dia seguinte, fui ao hospital e me internaram imediatamente para a cirurgia. Foi um susto”, comenta.

Com o imprevisto, o jovem precisou se afastar por um mês dos treinamentos. Ele achou que seria o fim do sonho de ser um aluno olímpico. No entanto, há quase vinte dias das Seletivas, ele recebeu autorização médica para voltar a treinar. Ele não pensou duas vezes. 

seletiva solda corpomateria edit

Reflexivo sobre o desempenho na seletiva, Antônio lamenta não ter completado a prova, mas se diz grato pela experiência de ter vivido todo o processo que resultou na seletiva desta semana. “O que aprendi nesses últimos dois anos vou levar para a vida toda. Serei um profissional melhor depois de tudo que o Senai fez por mim”, completa.

Para o futuro, o jovem projeta a conclusão da pós-graduação em Engenharia Mecânica e conta que vai tentar uma vaga de treene no Senai-DF. “Tenho um exemplo em casa que isso é possível. Carrego com carinho o que a instituição fez por mim e quero poder manter esse sonho da WorldSkills vivo, ajudando outras pessoas”, completa. 

Confeitaria

O Senai Taguatinga recebe, na próxima semana (de 18 a 22/7), a ocupação de Confeitaria das Seletivas WorldSkills. Serão sete estados representados nas provas que vão definir os melhores do Brasil na arte de confeitar, sendo nenhum representante do DF. O evento é aberto ao público.

As Seletivas WorldSkills acontecem em 32 cidades de todas as unidades da Federação. Ao todo, são 407 estudantes de até 21 anos, divididos em 43 ocupações. Os melhores estudantes do País irão representar o Brasil na 43ª WorldSkills, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1