Cinema. Esse foi o tema das provas da ocupação de Panificação, da Seletiva WorldSkills 2017, realizada essa semana no Senai Américo Renê Giannetti, na Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). Treza competidores cumpriram os desafios propostos pelos avaliadores em busca da vaga na delegação brasileira no maior torneio de educação profissional do Mundo, que será realizado em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O lugar mais alto do pódio de Panificação foi ocupado por Lucas Henrique de Alcântara, de São Paulo. Em segundo lugar, ficou com Natiele Cristina Rodrigues Panza, de Minas Gerais, e o terceiro com Luana Marques da Silva, do estado de Alagoas. Com o resultado, a competidora do Distrito Federal, Larissa Schrammel de Carvalho (18) ficou fora da WorldSkills 2017.
Durante três dias de provas, eles precisaram trabalhar com pães de diversos tipos e executaram maquetes modelando a massa do pão, baseadas no tema da prova que era cinema. Os competidores foram avaliados com base em padrões internacionais de qualidade na área de panificação.
Apesar de não ter conquistado o objetivo, que era a classificação para o internacional, Larissa acredita que a experiência na Seletiva foi enriquecedora para sua carreira. Para ela, a competição, além de trazer um futuro promissor, é um desafio pessoal para quem está participando. “Somos jovens e aprendemos que o nosso resultado depende do nosso esforço. Muitos adolescentes, hoje, não têm essa noção”, analisa. A garota identifica que seu maior desafio foi se controlar emocionalmente durante a participação na Seletiva Wordskills.
Para o futuro, ela tem planos estabelecidos. “Quero fazer graduação em gastronomia e pedagogia. Isso servirá de preparação para realizar um trabalho missionário na África. Quero levar todos os meus conhecimentos, inclusive o de panificação, para as pessoas de lá”, finaliza.
Mercado profissional
Um profissional qualificado na área de panificação é responsável por executar todas as etapas de fabricação dos pães que começa com a fermentação, a divisão e a modelagem da massa. No Distrito Federal, as empresas da área têm grande demanda por esse tipo de mão de obra qualificada. O presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília (SIAB), Paulo Sérgio Dias Lopes, enxerga na Seletiva WorldSkills um excelente estímulo para os profissionais se qualificarem cada vez mais.
“Eu acho que é uma oportunidade que os jovens aprendizes têm de mostrar o conhecimento que adquiriram por meio do Senai. Essa competição estimula um conhecimento maior, para que eles se aperfeiçoem mais. Eu acredito que as pessoas se emprenham mais para conseguir um objetivo maior que é ser campeão desse torneio”, comenta Lopes. Para ele, todo o talento artístico demonstrado nas provas da Seletiva poderá ser utilizado no dia a dia daquele profissional, quando chegar no mercado de trabalho.
Quem estiver em busca de qualificação na área, o Senai-DF oferece cursos na área de Panificação. Para o segundo semestre de 2016, por exemplo, a unidade de Taguatinga está com inscrições abertas para os cursos de Pizzaiolo e Salgadeiro, e Panificação Diet, Light e Funcional. Para conhecer melhor as opções de especialização oferecidas pela instituição, acesse o site: www.sistemafibra.org.br/senai