Trabalhar com sistemas elétricos de alta complexidade, que permitem uma indústria funcionar. Essa é a rotina de um profissional da área de Eletricidade Industrial. E os melhores desse segmento no Brasil estão reunidos no Senai de São Luis (MA) para disputar a Seletiva WordSkills 2017. São 19 competidores, acompanhados de seus instrutores, que buscam a medalha de ouro para fazer parte da delegação brasileira que vai para o torneio internacional de educação profissional. A WorldSkillsCompetion será promovida em outubro do ano que vem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
As provas acontecem até quinta-feira (21/7), no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Itaqui Bacanga do Senai-MA, na Estrada do Gapara, em São Luis. Entre os competidores, tem um representante do Distrito Federal, o Washington Luís de S. M. Júnior (18). O jovem fez o curso de Eletrotécnica no Senai Taguatinga e quando ficou sabendo das Seletivas logo quis se inscrever. “O conhecimento prático que tenho adquirido nessas horas de treino vai facilitar minha vida na hora de cumprir minhas metas”, conta Júnior.
O estudante treina há mais de um ano, durante mais de dez horas diárias. Ele pretende colher os frutos desse esforço em outro estado brasileiro. “Quero me mudar para o maior polo industrial do país, que é o estado de São Paulo. Já tenho familiares lá e sei que levar o Senai em meu currículo será um diferencial para o mercado de trabalho”, declara o competidor.
Assim como as demais Seletivas WorldSkills, a prova de Eletricidade Industrial inclui a ambientação, que é o momento em que o competidor reconhece a arena de provas e tem acesso aos equipamentos e ferramentas que serão utilizadas ao longo dos quatro dias.
Mas de hoje até quinta-feira, Washington Luís fará a instalação de parede e painel, que simula toda montagem da estrutura de eletricidade em uma indústria. O competidor também terá que identificar os defeitos e curtos-circuitos incluídos pela organização da prova. Além disso, ele terá de aprimorar o projeto de um circuito, semipronto, e, ao fim, fazer a programação de toda a estrutura montada, fazendo-a funcionar.
O eletricista industrial
O eletricista industrial ou técnico em eletricidade é responsável pela manutenção e instalação de redes elétricas e de iluminação em prédios industriais. Além disso, reparam e instalam fios, eletrodutos, tomadas, quadros elétricos, disjuntores, motores, bombas, sistemas de automação, entre outros. Eles precisam seguir todas as normas técnicas e de segurança da área.
Além disso, o profissional deve conhecer sobre montagem de tubulações para passagem de fios e cabos, informática na automação de processos, acionamento de motores por meio de controladores programáveis, além de outras competências, para levar energia à produção. O técnico dessa área precisa ser organizado, ter raciocínio lógico, elevada capacidade de concentração e noções sobre segurança no trabalho.
Quem estiver qualificado nessa área pode trabalhar em vários ramos da indústria, em construtoras ou ainda em empresas de prestação de serviços de eletricidade industrial. Profissionais com até um ano de experiência pode ter salário de aproximadamente R$ 2,8 mil, segundo levantamento realizado em todo o País pelo Departamento Nacional do Senai.
No DF, o Senai oferece o curso de Eletricista e Instalador e Manutenção Predial e Industrial; Eletricidade Instalador Predial; Eletricista de Controle e Automação Industrial; além do curso Técnico em Eletrotécnica. Outras informações sobre essas oportunidades de ensino, acesse: www.sistemafibra.org.br/senai