Terminou o primeiro dia de provas da Seletiva WorldSkills 2017, ocupação Confeitaria, realizada no Senai Taguatinga. Os sete competidores colocaram a mão na massa para executar o desafio do dia. O tema da prova de Confeitaria nessa Seletiva é Amazônia e todas as atividades que eles irão manipular têm que ter relação com esse tema.
Hoje, os participantes tiveram seis horas para executar o primeiro módulo, de um total de sete que irão fazer até quinta-feira. A chefe de oficina do Senai-AL, Gabriela Queiroz, destaca que, nesse primeiro dia, eles apresentaram o módulo de modelagem em miniaturas e trabalho com chocolate. “Os participantes entregaram composições em pastas de amêndoa ou açúcar, em formato de flores, personagens ou animais, que remetam ao tema que é Amazônia”, detalha Queiroz. Após a entrega dessa parte, os competidores já iniciaram o segundo módulo com manipulação de chocolates, para adiantar as atividades de amanhã.
A coordenadora da Seletiva WorldSkills 2017 no Distrito Federal, Eliséia Tavares, explica que a competição é baseada em situações problemas, em que os competidores precisam resolver com base em padrões internacionais de qualidade. “No caso da Confeitaria, como o tema é Amazônia, eles precisam trabalhar com ingredientes daquela região. Eles vão receber uma cesta misteriosa, em que tem vários produtos que eles não conhecem e terão que desenvolver alguma receita com eles”, explica Tavares.
Cremes de sobremesas, polpas de frutas e frutas secas estão entre os ingredientes que passaram pelas mãos dos competidores nesse primeiro dia de prova. Para alguns participantes, o maior desafio foi controlar o tempo de execução do módulo.
Carlos Eduardo da Silva (20) do Senai-AL treinou durante mais de um ano e meio, abrindo mão de feriados e fins de semana, para se dedicar aos estudos e aperfeiçoamentos da área. “Para mim, a maior dificuldade é o tempo. Preciso fazer uma coisa perfeita no menor tempo. No Senai, eu recebo acompanhamento psicológico para conseguir dominar isso, então estou tentando colocar os exercícios em prática. Eu quero ganhar a Seletiva e chegar ao torneio de Abu Dhabi”, explica o competidor.
Os sete competidores ainda enfrentam mais dois dias de provas, quarta e quinta-feira, com mais 13 horas de avaliação, no total. Na sexta-feira, às 9h, será realizada a cerimônia de premiação e divulgação do vencedor da seletiva. O ganhador da medalha de ouro terá a chance de continuar o treinamento e poderá vir a integrar a delegação brasileira que vai disputar na WordlSkills Competition em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Trata-se da maior competição de educação profissional do mundo e reúne 43 ocupações industriais.