Natal (RN) - Foi dada a largada para a busca da única vaga na ocupação de Instalação Hidráulica e a Gás da etapa mundial da WorldSkills, a maior competição de educação profissional das Américas que, em 2017, será sediada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
As seletivas nacionais estão sendo realizadas desde segunda-feira (18), no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, localizado em Natal, Rio Grande do Norte. A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CTGAS) atua, por meio de um consórcio, em parceria com a Petrobras - empresa estatal operante no segmento de energia, petróleo, gás natural e derivados. Além de oferecer cursos profissionalizantes, o instituto também se dedica a desenvolver pesquisas aplicadas e serviços técnicos e tecnológicos relacionados à inteligência estratégica da energia.
Por essas características, o Senai CTGAS-ER foi escolhido para sediar a ocupação, que conta com oito participantes dos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Rio de janeiro, São Paulo, de Santa Catarina e Distrito Federal, que é representado pelo atleta Randerson Cordeiro.
O jovem iniciou sua trajetória profissional na unidade do Senai, em Taguatinga-DF, com a participação nos cursos gratuitos oferecidos pela entidade, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fomentado pelo Governo Federal.
No primeiro momento, a capacitação escolhida foi a de Segurança do Trabalho, que quase o levou a uma vaga na Olimpíada do Conhecimento, competição realizada a cada dois anos, que reúne os estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e de Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).
A tão sonhada vaga veio com a segunda qualificação, que o levou para a Olimpíada do Conhecimento, evento que, agora, tem nova roupagem e seleciona os jovens por meio das Seletivas WorldSkills 2017. "Com o tempo fui conhecendo as técnicas e práticas da ocupação e acabei me identificando com a área", explica o competidor que tem, apenas, 20 anos.
Esta interação com a atividade se deve, em grande parte, ao instrutor Dalton Rocha, que tem acompanhado o jovem durante os 10 meses de preparação. "O Randerson é muito dedicado e esforçado. Mesmo vindo de outra área, conseguiu se integrar muito facilmente ao ramo das edificações. Ele veio muito focado, querendo buscar uma vaga na competição e, graças ao esforço dele, está agora representando o DF na etapa nacional da WorldSkills", diz o treinador.
Nos últimos cinco meses, Randerson treinava diariamente, entre 10 e 12 horas. A rotina incluía preparação psicológica, física e estabelecimento de metas e processos, além do desenvolvimento de projetos tendo como base o que seria apresentado na etapa mundial. Apesar da diversidade de atividades, o treinador conta que, em alguns momentos, era preciso mudar o hábito para manter a motivação do atleta.
"Durante a preparação, nós fizemos 10 projetos diferentes. Mas ele só evoluía de um projeto para o outro quando obtivesse êxito em todas as etapas. Em alguns momentos, quando eu percebia que ele estava cansado, incluía atividades paralelas para que ele pudesse recuperar a concentração, como jogos de tabuleiro e Sudoku. Com isso, nós conseguimos manter um bom ritmo de treinamento e prepará-lo para qualquer tipo de prova que ele viesse a receber”, explica o instrutor.
Antes da chegada a Natal, a única informação que os competidores tinham era de que teriam que preparar um projeto de instalações hidráulicas. Todos os detalhes só foram divulgados na manhã da terça-feira (19), quando foi entregue a eles o layout do que deveria ser realizado. Segundo a avaliadora líder da ocupação, Célia Regina Leitão, durante a prova, todos os competidores deverão desenvolver atividades bem minuciosas e detalhadas, o que pode fazer com que, ao final da competição, tenham sido realizados mais de 500 procedimentos.
Apesar do alto nível de dificuldade, o jovem competidor do DF Randerson Cordeiro está confiante na sua atuação. “Nós treinamos, durante muitos meses, com base na prova da etapa mundial, que é um projeto bem grande, com muitas curvas e diversos processos de instalação. O projeto que estamos realizando aqui, nas seletivas, não surpreendeu tanto, mas tem um bom grau de dificuldade, com alguns detalhes que podem confundir. Estou fazendo o meu melhor e colocando em prática tudo o que foi trabalhado. A expetativa para ganhar uma medalha é muito grande e, se ela vier, vai ser com base em todo o meu esforço e nas dificuldades que passamos durante todos esses meses de preparação”, diz Randerson.
As competições da ocupação de Instalação Hidráulica e a Gás seguem até amanhã (21), no Senai CTGAS-ER. O espaço é aberto ao público, de 9h às 17h, e a visitação é gratuita. O resultado das provas será divulgado na sexta-feira (22).
Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3362.6106
Fotos: Marília de Faria/CTGAS-ER