O Senai Taguatinga (DF) está sediando a ocupação de Confeitaria da Seletiva WorldSkills 2017. Hoje, foi o terceiro dia da competição e os sete participantes precisaram improvisar as receitas com ingredientes secretos. Eles receberam uma cesta com itens característicos da região Amazônica - tema do torneio – e precisaram escolher três deles para fazer parte das receitas do dia.
Nesta quarta-feira, eles realizaram três módulos da prova: chocolate, sobremesa e entremet. Este último diz respeito a um estilo de torta com várias camadas, de diferentes texturas. No total, foram sete horas para executar todas as atividades e apresentar os resultados aos avaliadores. Entre os ingredientes surpresas utilizados nas receitas estavam frutas, como açaí e cupuaçu, e o objetivo principal é explorar o tema Amazônia por meio de aromas, sabores e cores.
A representante de Minas Gerais, Juliana Cristina Teixeira (19), treina há quase 10 meses e veio para a Seletiva com boas expectativas em conseguir o resultado. "O mais difícil para mim é correr contra o tempo para executar as provas. É tudo muito corrido. A vantagem é que eu estou conseguindo lidar bem com a pressão porque nós somos treinados para isso", relata a competidora.
Tricia Miranda, analista do Senai Departamento Nacional, comenta que os critérios analisados variam conforme o módulo executado pelos competidores mas, de uma forma geral, abrange todos os aspectos da alimentação. "Os sete avaliadores que participam do processoanalisam itens como sabor, textura, cor, brilho, aparência e higiene" detalha Miranda.
Amanhã, quinta-feira, eles vão executar os dois últimos módulos da prova de Confeitaria que são: uma peça de escultura de chocolate e pequenos bolos. Na sexta-feira, às 9h, será realizada a cerimônia de premiação com a divulgação dos resultados. O ganhador da medalha de ouro poderá continuar treinando para compor a delegação brasileira na maior competição de Educação Profissional do Mundo, a WorldSkills 2017, m outubro do ano que vem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Mercado de Trabalho
Nesta quarta-feira, o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília (Siab), Paulo Sérgio Dias Lopes, prestigiou a Seletiva WorldSkills 2017, ocupação Confeitaria, no Senai Taguatinga e saiu satisfeito com o que viu. "Esse tipo de competição é muito boa para chamar atenção da sociedade para essa profissão e para a necessidade de capacitação dos profissionais da área", comenta.
Ele acredita que a parceria do Senai com os sindicatos da indústria são de extrema importância para garantir a qualificação da mão de obra e fazer com que atenda a demanda por trabalhadores capacitados que o setor possui. "Estamos sempre procurando por profissionais que passaram pelos cursos do Senai porque sabemos que estarão bem instruídos e é disso que precisamos: mão de obra qualificada para trabalhar nas nossas empresas", finaliza Lopes.
A área de Alimentos do Senai Taguatinga oferece diversos cursos para profissionais de confeitaria. Entre os que estão disponíveis no segundo semestre desse ano estão Bombons e Trufas. Outras informações sobre a área de Alimentos do Senai Taguatinga, você obtém pelos telefones: (61) 3353-8715 e 3353-8716.