Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

O último dia de prova da ocupação de Confeitaria, da Seletiva WorldSkills 2017, foi para brilhar os olhos e encher a boca d`água. Isso porque, nesta quinta-feira, a competição realizada no Senai Taguatinga (DF) contou com dois módulos que foram esculturas de chocolate e miniaturas. Nas duas etapas, os sete competidores arrancaram suspiros de quem foi assistir a execução dos desafios, seja pela beleza das peças, pelo cheiro do chocolate ou o desejo de degustá-los.

Assim como nos outros dias, os participantes precisaram utilizar ingredientes típicos da região da Amazônia, tema do torneio. Eles soltaram a imaginação e apresentaram esculturas com animais, flores e frutos característicos da floresta, como tucano, araras, cacau e açaí. O tempo foi o grande inimigo dos competidores, que tiveram poucas horas para preparar, moldar e finalizar peças coloridas, gostosas e bem apresentadas.

image

Na segunda prova do dia, eles produziram mini bolos, também com cores e características da Amazônia. Apesar de não chamar a atenção pelo tamanho – como no primeiro módulo – essas peças se destacaram pela delicadeza. A gramatura de cada unidade foi pesada com atenção pelos avaliadores que se encantaram com a riqueza de detalhes de todas as miniaturas apresentadas.

Os competidores passaram pelo crivo de sete especialistas em confeitaria, vindos de vários estados brasileiros. E pelos corredores do Senai Taguatinga, a opinião dos experts era a mesma: o talento dos alunos do Senai é excepcional.

Todos os participantes encerraram os sete módulos da prova de Confeitaria da seletiva WorldSkills 2017 com a sensação de missão cumprida. “Volto para Santa Catarina com uma bagagem incrível e com o sonho de um dia conseguir ser instrutor do Senai e repassar para outros jovens tudo o que eu aprendi nessa competição”, destaca o representante catarinense Frederico Riek.

Amanhã, sexta-feira, às 9h, será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores da Seletiva. O competidor que receber a medalha de ouro terá a oportunidade de continuar treinando para compor a delegação brasileira na WorldSkills Competition, em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Área de alimentos do Senai Taguatinga

Os participantes da seletiva de Confeitaria vieram ao Distrito Federal representando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco. E, de todas as regiões, chegaram elogios em relação à área de Alimentos do Senai Taguatinga. O espaço de quase mil metros quadrados possui salas específicas para realização de aulas de panificação, confeitaria e chocolates.

A aluna de Minas Gerais, Juliana Cristina, ficou encantada com o que viu. “A estrutura do Senai Taguatinga surpreendeu a expectativa de todos os participantes. O que eu encontrei aqui, eu não tive em nenhum momento do meu treinamento, o nível é excelente”, elogia.

No segundo semestre desse ano, o Senai-DF tem previsão de abrir várias turmas de qualificação e aperfeiçoamento na área. Entre eles: Risotos; Bombons e Trufas; Trivial Gourmet; Massas Frescas, Secas e Molhos; Panificação Diet, Light e Funcional; Pizzaiolo e Salgadeiro. Outras informações sobre a área de Alimentos do Senai Taguatinga, você obtém pelos telefones: (61) 3353-8715 e 3353-8716.


Aline Reis
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (61) 3362.6171

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1