Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Ao desembarcar em Natal, Rio Grande do Norte, os oito competidores da ocupação de Instalações Hidráulicas, participantes das seletivas nacionais da WorldSkills, não sabiam o que iriam encontrar. Todos se preparam, durante quase um ano, de acordo com a Lista de Infraestrutura que é disponibilizada pelo Departamento Nacional no fórum da ocupação. Lá, constam todas as características de ferramentas e atividades que podem ser cobradas nas provas eliminatórias. Mas o que ia ser exigido, de fato, só seria descoberto no primeiro dia da competição.

Para os meninos da hidráulica, a ansiedade teve fim na manhã da terça-feira (19), quando finalmente foi entregue o layout do que deveria ser desenvolvido: um projeto de instalações hidráulicas de uma residência, incluindo aquecimento.

Nas primeiras horas da manhã, os jovens se reuniram no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, localizado em Natal (RN) e puderam aproveitar o momento de ambientação para se familiarizar com o local da competição e preparar a lista dos materiais que deveriam ser utilizados, processo semelhante ao trabalho que é feito quando o profissional lida diretamente com o cliente.  Para a avaliadora líder da ocupação, Célia Regina, esta é uma das fases mais importantes da competição, pois qualquer erro no planejamento pode significar má execução ou prova incompleta por falta de peças.

20.07copro

Com os materiais definidos, os competidores deram início às atividades. Ao todo, foram 20 horas de prova, divididas entre dias: 19,20 e 21. Ainda na terça-feira, os atletas entregaram o primeiro módulo da prova, que era relacionado à instalação de gás, de acordo com as normas estabelecidas pela competição.  Esta etapa representou cerca de 18% do valor total da prova, e todos os competidores conseguiram completá-la com êxito. Na quarta-feira (20), foi a vez de avaliar a parte técnica que representa maior pontuação da prova, equivalente a 50% da nota total. Os competidores passaram o dia trabalhando com as instalações de água quente e parte do aquecimento. No último dia, ainda restavam seis horas e meia de prova, que deveriam ser dedicadas às instalações de água fria e esgoto.

De acordo com o avaliador líder adjunto da prova, Pablo Facchin, a divisão da prova em módulos facilita a avaliação criteriosa de todas as partes do projeto. “Nós avaliamos de sete a oito critérios. Entre eles, observamos a qualidade das juntas e o direcionamento. Os competidores devem trabalhar com todos os requisitos previamente definidos para conseguir interpretar as orientações e desenvolver um bom projeto, independente da forma, da tubulação ou de qualquer outra característica apresentada”, explica.

No início da prova, os atletas receberam orientações quanto ao desenvolvimento dos processos e a ordem em que deveriam ser feitos. Mas o planejamento de tempo e de execução ficou a cargo de cada um. “Uma das coisas que avaliamos aqui é justamente o planejamento. Além do conhecimento técnico, o profissional de instalações hidráulicas precisa ter organização, concentração e habilidade para trabalhar com diversos tipos de ferramenta. Isso tudo faz parte da avaliação e da formação de um bom profissional”, afirma Célia.

As competições da WorldSkills são consideradas como uma vitrine de talentos, pois todos os participantes que integram as equipes são altamente bem preparados, tanto tecnicamente, quanto psicologicamente. Normalmente, ao fim das etapas, os jovens já estão com boas propostas para se integrar ao mercado de trabalho. E na ocupação de instalações hidráulicas o cenário não é diferente.

“Nós percebemos que todos os competidores estão muito bem preparados. A prova foi surpresa, mas todos estão conseguindo executar os módulos de forma muito eficiente. Para o competidor, isso é muito gratificante porque mostra o resultado de um trabalho desenvolvido há meses. E para nós, instrutores, é o reconhecimento da qualidade do ensino oferecida pelo Senai. Independente de quem vai ganhar a medalha de ouro, todos já estão premiados, pois são profissionais reconhecidos pelo mercado de trabalho”, finaliza Célia.

 

 Aline Porcina

Assessoria de Imprensa

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 3362.6106

Fotos: Marília de Faria/CTGAS-ER

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1