O Senai Taguatinga (DF) sediou, durante esta semana, as Seletivas WorldSkills 2017, ocupação de Confeitaria. Na manhã desta sexta-feira, depois de três dias de chocolates, doces, sobremesas, entremets e bolos, foi divulgado o resultado da competição. Em primeiro lugar ficou a representante de São Paulo, Thais Freitas de Lima. O pódio ficou completo com Regivaldo Francisco da Silva Junior, de Pernambuco, e Juliana Cristina Teixeira, de Minas Gerais.
De um total de 100 pontos possíveis, a medalha de ouro atingiu a nota de 86,26, após apresentar com excelência todos os sete módulos da prova, entre eles, uma escultura com uma bela flor amarela. Thais Lima conseguiu manter a tradição paulistana na ocupação de Confeitaria, já que o estado foi campeão da WorldSkills Competition 2015, realizada na cidade de São Paulo.
“É uma mistura de sentimentos, a gente tem uma sensação de alívio porque conseguiu manter a tradição e, ao mesmo tempo, o sentimento de dever cumprido de que toda nossa tarefa, nosso sacrifício e treinamento valeram a pena. Ano que vem, eu vou pra Abu Dhabi e farei o possível para continuar mantendo a tradição de São Paulo na ocupação de Confeitaria”, contou emocionada a campeã.
Durante a cerimônia de encerramento, o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves de Abreu, destacou o quanto o Distrito Federal valoriza a WorldSkills Competition. “Nós valorizamos muito o processo de seleção da competição, porque é dele que sai o futuro das nossas escolas, como os nossos instrutores e professores. O que fica de tudo isso é a experiência”, enfatizou Abreu.
Durante os três dias de prova da ocupação de Confeitaria, da Seletiva WorldSkills 2017, os sete competidores encantaram a todos pela beleza das peças, pelo cheiro do chocolate ou o desejo de degustá-los. Os participantes utilizaram ingredientes típicos da região da Amazônia, tema do torneio. Eles soltaram a imaginação e apresentaram esculturas com animais, flores e frutos característicos da floresta, como tucano, araras, cacau e açaí. O tempo foi o maior desafio dos competidores, que tiveram poucas horas para preparar, moldar e finalizar peças coloridas, gostosas e bem apresentadas.
Em 18 horas de provas, divididos em sete módulos, os competidores tiveram que provar o aprendizado técnico na área de Confeitaria. Eles foram avaliados quanto ao sabor, aparência, brilho, textura dos produtos finais, e, até mesmo, quanto a higiene do local de trabalho. Tudo isso, conforme padrões internacionais de qualidade e dentro do tempo exigido nos desafios propostos.
País da educação Profissional
Na WorldSkills São Paulo 2015, o Brasil ficou conhecido mundialmente como o País com a oferta da melhor educação profissional do Planeta. A delegação brasileira conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas, com 11 ouros, 10 pratas e seis bronzes, totalizando 27 medalhas no torneio.
As Seletivas WorldSkills 2017 que ocorrem em todo o País até agosto, garimpa os melhores profissionais da indústria para compor a nova delegação que irá a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, representar o Brasil, ano que vem.
E, se depender da torcida do Distrito Federal, o país voltará com bons resultados do Oriente Médio. “Vocês, hoje, são embaixadores da educação profissional do Senai e, onde estiverem, vão poder falar com propriedade sobre isso. O que nos alegra é saber que o Senai coloca pessoas como vocês no mercado de trabalho, por meio de educação profissional de qualidade. Desejo toda sorte do mundo pra vocês”, enfatizou o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves de Abreu.
Próximas disputas