O aluno do Senai Taguatinga, Washington Luís de Sousa Mendonça Júnior (18), representou o Distrito Federal nas Seletivas WorldSkills 2017, ocupação de Eletricidade Industrial e subiu ao pódio. Na manhã desta sexta-feira, foi realizada a cerimônia de premiação do torneio, e o brasiliense conquistou a medalha de bronze. Em primeiro lugar, ficou o mineiro Lucas Fernando de Oliveira Santos (18); e, em segundo, Gabriel Arnoldo Heisler Mendes, do Rio Grande do Sul.
O representante de Minas Gerais manteve a tradição do estado na ocupação, sendo a quinta vitória mineira em Eletricidade Industrial. Eles vêm acumulando medalhas de ouro no torneio nacional desde 2008. “Acho que o diferencial, sem dúvida, é ter foco, dedicação e muito treinamento. Tive que me mudar para outra cidade para treinar mais, passei um tempo longe da família, mas tudo valeu a pena”, afirmou Lucas.
O aluno do Senai-DF, Washington Júnior (18) treinou mais de dez horas diárias para se preparar para o torneio. Passada a seletiva, ele pretende colher os frutos desse esforço em outro estado. “Quero me mudar para o maior polo industrial do país, que é o estado de São Paulo. Já tenho familiares lá e sei que levar o Senai em meu currículo será um diferencial para o mercado de trabalho”, declara o competidor.
Eletricista Industrial
O profissional formado em eletricidade industrial precisa ser organizado, ter raciocínio lógico e elevada capacidade de concentração, além de noções sobre segurança no trabalho. Uma das principais habilidades demonstradas nos três dias de prova é o trabalho em equipe e capacidade de lidar com fios, conexões e resistência física, especialmente, para trabalhar em altura. Os salários para profissionais, que possuam até um ano de experiência, variam de R$ 2 mil a R$ 2,8 mil reais.
O Senai-DF oferece o curso de Eletricista e Instalador e Manutenção Predial e Industrial; Eletricidade Instalador Predial; Eletricista de Controle e Automação Industrial; além do curso Técnico em Eletrotécnica. Outras informações sobre todas as oportunidades de ensino, acesse: www.sistemafibra.org.br/senai