Começa hoje a quarta semana das Seletivas WorldSkills 2017. De 25 a 29 de julho, serão realizadas as provas de dez ocupações da indústria nos estados de Sergipe, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Amazonas e Amapá. O Senai-DF terá representantes em cinco dessas modalidades em busca da medalha de ouro e da vaga na delegação brasileira que vai para o torneio internacional em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2017.
Na ocupação de Tecnologia da Moda, Dayane Oliveira do Santos (18) vai competir na cidade de Blumenau (SC). Em busca do primeiro lugar no pódio, a representante brasiliense vai realizar provas de mulagem, criação de desenho, peça comum e customização. Segundo a competidora, o padrão de qualidade internacional é alto e só se classificará aquele que ultrapassar o índice alcançado pelo competidor de ouro da WorldSkills passada. “Preciso obter, no mínimo, 91,15 pontos para conquistar o sonho”, diz.
Para atingir a nota, ela treinou dia e noite e, durante o processo de aprendizado, se identificou bastante com a parte de costura e criação. “A maior dificuldade que tenho enfrentado é o tempo para saber de tudo, já que o segmento é totalmente diferente do que eu vinha aprendendo. Mas o desafio está sendo muito bom”, afirma a competidora.
Já na modalidade de Web Design, o representante do Senai-DF será Luigi Jordânio Almeida de Oliveira (18), que vai realizar as provas em Macapá (AP). No torneio, o competidor precisa desenvolver um site, no menor tempo possível, cumprindo os requisitos e dentro de padrões internacionais de qualidade.
Para conseguir a vaga nas Seletivas, Luigi estudou duramente no Senai-DF e buscou uma oportunidade como Jovem Aprendiz. “Eu busquei esse trabalho como uma preparação para as etapas da Olimpíada. Já entrei com conhecimentos práticos da área. Sempre gostei e agora minha paixão aumentou ainda mais”, afirma Luigi.
Na capital cearense, estará Gustavo Pontes de Carvalho (17), disputando a ocupação de Eletrônica Industrial. A prova será realizada em quatro módulos: hardware, software, medidas e defeitos e o de montagem. Segundo Gustavo, a etapa de hardware é mais completa e, é nesse momento, em que o avaliador pede para o competidor fazer uma máquina com uma ação específica.
"Os avaliadores vão apresentar os componentes e uma lista de atividades que aquele produto deve fazer. Então, você tem que realizar, montar o esquemático do produto que ele quer e depois fazer o layout da placa, disponibilizar e rotear. Por fim, deve montar a placa e, claro, funcionar", detalha o competidor do Senai-DF. O competidor treinou seis dias da semana, de manhã, tarde e noite, e desabafa: “A rotina foi o meu maior desafio nesse torneio”.
O competidor Wanderson Carlos Coimbra dos Santos (20) vai disputar na ocupação Sistema de Dry Wall e Gesso, na cidade de Manaus (AM). Essa é a estreia do Distrito Federal nessa modalidade no torneio. A prova ocorrerá em módulos divididos em três dias, sendo seis horas por dia. A seleção começa com a montagem, e o competidor terá 10 horas para deixar a casa pronta, com as fitas cortadas prontas para o tratamento da junta. Essa etapa será seguida pelas de revestimento e estilo livre.
A busca pelo ouro nas Seletivas Wordskills 2017 é o foco do competidor há alguns meses. “Pretendo trazer um ótimo resultado para o Distrito Federal. Quero meu nome marcado na história dessa ocupação”, planeja.
O Distrito Federal terá representante também na ocupação de Aplicação de Revestimento Cerâmico, com o competidor Gilberto Ferreira Santos (18). As provas vão ser promovidas em João Pessoa (PB). Nessa modalidade, o competidor terá que passar pelo processo de colocação do revestimento de cerâmica, mosaicos ou pedra natural em paredes, pisos e escadarias de casas.
A prova de Aplicação em Revestimento Cerâmico será dividida em três dias, com um total de 18 horas, além de um projeto surpresa. O primeiro módulo tem que ser feito em 11 horas, o segundo até completar 16 horas e o terceiro até concluir as 18h. A única informação sobre a prova que os competidores terão antes de executá-la é que eles farão um piso e duas paredes, sendo uma com relevo e outra sem.
Essa é uma das ocupações que o Distrito Federal tem maior tradição, pois já trouxe medalhas e certificados de excelência em várias edições da Seletiva e da WorldSkills Competition.
Acompanhe todas as informações dos representantes do Senai-DF pelo www.sistemafibra.org.br/senai/olimpiada e pelo facebook.com/senaidf