Os sete melhores profissionais em Sistemas DryWall e Estucagem do país estão reunidos na Escola SENAI Antônio Simões, Distrito Industrial, de Manaus (AM), disputando as Seletivas WorldSkills 2017. Os competidores estão em busca do lugar mais alto do pódio para representar o Brasil no torneio internacional de educação profissional promovido em outubro do ano que vem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Os participantes representam os Departamentos Regionais de Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Os jovens têm idade entre 17 e 21 anos e desenvolvem atividades da rotina de um montador de drywall. As avaliações são realizadas das 8h às 17h e, durante esse período, os competidores precisam executar desafios como a construção de espaços internos de uma casa utilizando perfis metálicos, chapa de gesso acartonado e parafusos. As tarefas precisam ser finalizadas no prazo determinado para conclusão de cada módulo e seguindo padrões internacionais de qualidade.
A prova ocorrerá em módulos divididos em três dias, sendo seis horas por dia. A seleção começou com a montagem, e o competidor terá 10 horas para deixar a casa pronta, com as fitas cortadas para o tratamento da junta. Essa etapa será seguida pelas de revestimento e estilo livre. Na sexta-feira, às 8h (horário local), será realizada a cerimônia de premiação e divulgação dos três melhores colocados.
Mercado de trabalho
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduson-DF), Luiz Carlos Botelho, destaca a necessidade de profissionais especializados para atuar no segmento.
“A importância está no aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da formação educacional. No Senai, os alunos encontram tudo isso e mais o envolvimento da condição disciplinar que é embarcada junto com a formação técnica, propriamente dita”, explica o presidente. Botelho reafirma que os cursos profissionalizantes ofertados pelo Senai colocam no mercado de trabalho pessoas seguras de si e confiantes para desenvolver seus projetos.
A ocupação de Sistemas DryWall e Estucagem é uma das mais recentes no segmento da Construção Civil no Brasil. A tecnologia surgiu como uma alternativa da construção de ambientes internos com uso de perfis metálicos, chapa de gesso, acartonado e parafusos. Em outros países do mundo, como Estados Unidos e alguns Europeus, essa tecnologia já é utilizada há várias décadas. O sistema é priorizado por ser mais limpo, mais econômico, menos volumoso e de rápida construção.