Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Gustavo Pontes de Carvalho (17) é o representante do Senai-DF nas Seletivas WorldSkills 2017, ocupação Eletrônica Industrial. O Distrito Federal não possui medalhas nessa modalidade e o jovem está em Fortaleza (CE), esta semana, em busca de bons resultados. O primeiro colocado no torneio vai compor a delegação brasileira na competição internacional em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro do ano que vem.

De hoje até quinta-feira, os competidores vão executar a prova, que é dividida em quatro módulos. O primeiro deles é o mais completo, momento em que o avaliador pede para o participante fazer uma máquina com uma ação específica. Os alunos receberam uma lista de atividades que aquele produto deve fazer, e precisaram montar o esquemático, o layout da placa, disponibilizar, rotear e fazê-lo funcionar. Em seguida, nos outros módulos, os participantes enfrentarão as etapas de software, medidas e defeitos e montagem.

O representante do Distrito Federal acredita que a habilidade na modulação de software pode ajudá-lo na execução da prova. O resultado de um simulado para o torneio, realizado em maio de 2016, deixou o competidor mais animado. “Fiquei em segundo lugar nesse simulado, com apenas quatro pontos de diferença do primeiro colocado. Isso me ajudou a identificar as falhas para corrigir nos treinos”, lembra o competidor. O sonho do jovem sempre foi trabalhar na aeronáutica e, pós-olimpíada, pretende fazer graduação em Engenharia Eletrônica para atuar nessa área dentro da corporação.

seletiva fortaleza eletronica industrial corpo materia

Mercado de trabalho

O profissional de eletrônica industrial é responsável por desenhar e montar placas eletrônicas que controlam equipamentos como computadores, TVs, telefones, máquinas industriais e processos de produção automatizados. Além disso é o técnico em eletrônica que projeta os circuitos, testa e faz manutenção de placas, programas e controles eletrônicos.

Nas indústrias, ele é o profissional responsável por desenvolver equipamentos de automação industrial. Para isso, é preciso ter alguns talentos pessoais, como organização, elevada capacidade de concentração e habilidade manuais.

Esses profissionais podem trabalhar nas indústrias eletrônicas, em empresas de automação industrial ou de prestação de serviços de eletrônica industrial. Para conseguir vaga na área, é preciso dominar conhecimentos de programação, circuitos integrados, técnicas de solda de alta previsão e microcontroladores. Segundo levantamento do Senai, os técnicos em eletrônica, com até um ano de experiência, têm salário médio de R$ 1.710,04.

O Senai-DF oferece os cursos Técnico em Eletrotécnica além dos de qualificação, com várias especializações na área, entre elas, Comandos Elétricos. Para verificar as oportunidades disponíveis no Distrito Federal, acesse o site: www.sistemafibra.org.br/senai

Aline Reis
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)
Telefone: (61) 3362.6171
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1