Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Desenha, molda, corta, costura, finaliza: todas estas etapas fazem parte das Seletivas WolrdSkills na ocupação de Tecnologia da Moda, que estão sendo realizadas na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Blumenau, em Santa Catarina. 

As provas começaram na segunda-feira (25), com o tradicional momento de ambientação, no qual os competidores conhecem o espaço e os maquinários que deverão ser utilizados durante os 4 dias de atividades. Ao todo, 16 estados e o Distrito Federal estão participando. A capital federal é representada pela estudante de 18 anos, Dayane Oliveira. 

Aluna da unidade de Taguatinga, a jovem conheceu a moda durante sua vivência na instituição, que foi propiciada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fomentado pelo Governo Federal. No primeiro momento, a escolha foi pelo curso de técnico em Manutenção Automotiva. Já integrada à unidade, a jovem conheceu a possibilidade de participar das Seletivas e decidiu se arriscar em uma nova área, já que não tinha identificado afinidades com os carros. “Tenho familiares que trabalham nesse ramo, mas por curiosidade resolvi tentar algo diferente e me encontrei”, diz. A mudança teve início em novembro de 2015, quando Dayane começou a estudar moda.

 

Para compensar o tempo, a jovem se dedicou integralmente aos treinamentos na tentativa de conhecer todo o segmento a tempo de participar da competição. “A maior dificuldade que tenho enfrentado é o tempo para saber de tudo, já que o segmento é totalmente diferente do que eu vinha aprendendo. Mas o desafio está sendo muito bom”, afirma a competidora. Tamanho esforço foi recompensado quando a aluna foi selecionada para participar das Seletivas. E é exatamente lá, na competição, que ela está agora.

matmoda corpo

O primeiro dia de provas já foi concluído. Nele, os atletas realizaram alguns módulos, começando pelo desenho técnico. “Foi apresentada uma peça tirada de uma revista e, com base nesta imagem, os competidores deveriam confeccionar uma peça usando a técnica de moulage, que foi o segundo módulo da prova”, explica a avaliadora líder, Samanta Faria. Para o desenvolvimento, os alunos receberam dois tecidos diferentes: viscose e musseline, cada um com 1,5 metros.

Ainda na terça-feira, foi realizado o terceiro módulo da prova, que consistia na criação de um vestido básico composto por pence, frente, costas, zíper invisível, revel, acabamento embutido e fechamento manual. “Os competidores tiveram quatro horas para desenvolver esta peça. Depois de pronta, vem a parte de analisar que deve ser feito por todos os avaliadores. Cada um cuida de um critério específico. Por isso, não tem hora para finalizar a prova. Um grande detalhe é que estas provas são surpresas para os alunos e para nós. Somente quando é apresentado o projeto é que descobrimos o que vamos avaliar. Por isso, o trabalho é tão detalhado e minucioso”, diz Samanta.

Nesta quarta-feira, os competidores terão de desenvolver mais uma peça: desta vez, será um casaco. As provas seguem até amanhã, e o resultado deve ser divulgado na manhã da próxima sexta-feira.

Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3362.6106

Imagens: Élida Ruivo/Fiesc

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1