Manaus (AM) - Na capital do estado do Amazonas, nessa época do ano, a média de temperatura gira em torno dos 32 graus Celsius. E, sem dúvidas, esse tem sido o maior desafio enfrentado pelos seis competidores das Seletivas WorldSkills 2017, ocupação de Sistema de DryWall e Estucagem, que estão realizando as provas em Manaus (AM), até sexta-feira.
O Distrito Federal está sendo representado pelo aluno do Senai Taguatinga Wanderson Carlos Coimbra dos Santos (20). Ao lado do instrutor, Mateus Mariano, o competidor já vem treinando para o torneio há mais de um ano. "O Wanderson está muito preparado e focado em realizar todos os módulos no tempo determinado pela competição", afirmou o professor.
O que muitos não esperavam é que, apesar do adequado preparo técnico e psicológico, o calor que faz na cidadeestá prejudicando todos os participantes. Já no primeiro dia de provas, nesta terça-feira, três dos seis competidores precisaram interromper as provas para ir ao hospital tomar soro. Pálidos, fracos e com sangramento no nariz, eles foram orientados pelos avaliadores em parar a execução das tarefas até estarem plenamente restabelecidos. Por isso, os horários de encerramento das provas, nesta quarta-feira, será diferente para cada aluno. Pois, vai variar de acordo com o tempo que precisaram ficaram no hospital.
Segundo o representante do Distrito Federal, Wanderson Santos, ele ficou duas horas tomando soro na tarde de ontem para conseguir retornar ao Senai e continuar as provas. Ele acredita que, apesar da dificuldade, vai cumprir todos os desafios do torneio."A gente está passando por um processo bem dificil, devido as condições da cidade. Não está fácil para ninguém. Mas estamos aqui trabalhando para executar uma excelente competição e amanhã, vamos terminar a prova e ver no que vai dá", comenta o competidor
A prova de DryWall e Estucagem possui dois módulos: o primeiro é de estruturação e chapeamento; e, o segundo, de tratamento de junta e estucagem. Hoje, os competidores encerram o dia tendo finalizado todo o primeiro módulo e já iniciado o segundo.
Amanhã, é o último dia de provas e eles terão mais seis horas para finalizar o trabalho. Os competidores precisam entregar todas as tarefas e desafios propostos pelos avaliadores, dentro do tempo determinado e conforme padrões internacionais de qualidade. Na sexta-feira, às 8h (horário local), será realizada a cerimônia de premiação e divulgação dos vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze.
Instituto Senai de Tecnologia
A indústria da Construção Civil no Distrito Federal conta com o apoio do Senai-DF, como provedor de soluções para o segmento por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST) , que fica na unidade de Taguatinga. São mais de mil metros quadrados, onde são realizados testes laboratoriais complexos, como ensaios da norma de desempenho e desenvolvimento de novos materiais e sistemas construtivos.
Segundo a coordenadora do IST, Célia Leitão, uma das bases do Instituto é trabalhar com pesquisa de materiais. Entre os produtos analisados está a tecnologia de DryWall, por se tratar deum sistema construtivo novo, mais rápido e que está à disposição da indústria.
O IST tem três pilares: metrologia, consultoria e pesquisa e desenvolvimento. Assim, o instituto atua no controle tecnológico, ensaios laboratoriais, consultoria de sistemas, programa de resíduossólidos e, ainda, pesquisa e inovação com produtos e materiais.
O Instituto Senai de Tecnologia fica localizado na Área Especial, número 2, Setor C Norte de Taguatinga. Outras informações sobre o Instituto, você obtem pelo telefone 3353.8736.