Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Com um público bem diversificado e exigente, o Distrito Federal é reconhecido em todo o país por ter a maior renda per capita do território: R$ 2 mil. Além do grande poder de consumo, a cidade conta com moradores antenados com as principais tendências mundiais de diversos segmentos, inclusive o da moda. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Distrito Federal reconhece o potencial de mercado da área e oferece diversas capacitações para ampliar a oferta de profissionais qualificados, desde o nível básico para aqueles que não têm nenhum conhecimento sobre o setor, até especializações em campos de atuação específicos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), o setor é responsável por mais de 1,5 milhão de empregos no Brasil. Somente no DF, já são mais de 3 mil empresas, sendo que 99% delas são microempreendedores, segundo dados levantados pelo Sebrae e divulgados pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste -DF).

Para a vice-presidente da entidade, Mábel De Bonis, apesar de significativos, os números poderiam ser ainda maiores se consideradas todas as possibilidades que o segmento oferece. “Historicamente, o setor de vestuário é um forte empreendedor, representando o terceiro maior empregador do mundo. O DF tem muito potencial, só falta desenvolver material humano mais qualificado, buscar valor agregado, atender melhor o cliente e incentivar os empresários a procurar as instituições de apoio e fomento, como o Sindiveste e outros parceiros incríveis como o Sebrae e o sistema S, que apoiam tanto o comércio, quanto o do varejo”, explica.

O segmento oferece, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), 21 ramos diferentes de atuação, incluindo indumentárias e acessórios. Apesar de tantas opções, o mercado do vestuário ainda sofre com a falta de mão de obra. A demanda por bons profissionais é constante, mas está entre as maiores reclamações dos empresários. Para Socorro Vale, proprietária da empresa de moda praia Vento Radical, mesmo com vagas de empregos sobrando, faltam profissionais qualificados.

“A grande falha de Brasília é que não temos um parque industrial e funções de produção bem definidas como operadores de máquina, cortadores e costureiras profissionais. Nós precisamos de funcionários, mas, infelizmente, a costura não é uma profissão que recebe muitos incentivos. Por isso, as pessoas não se interessam em aprender e não compreendem que o mercado está recheado de vagas abertas”, explica a empresária.

moda2corpo

O Senai no vestuário

Buscando combater esse problema, o Senai investe no desenvolvimento de cursos de qualificação profissional na área têxtil e de vestuário. Na unidade de Taguatinga, são oferecidas diversas qualificações, do nível mais básico, como modelista e costureiro industrial, até especializações mais setorizadas, como modelagem computadorizada, modelagem de uniformes profissionais, modelagem fitness e desenhista de moda.

Segundo a técnica de vestuário da unidade, Alessandra Brandão, as capacitações são oferecidas de modo que possam atender tanto as pessoas que nunca tiveram contato com a área, quanto aquelas que buscam conhecer mais sobre o setor. “Nós desenhamos estes cursos pensando em atender a indústria e também a comunidade de modo geral. A pessoa que está interessada em entrar para o ramo, seja para criar seu próprio negócio, seja para se inserir no mercado, pode começar a estudar a parte básica, continuar os estudos e sair com um bom conhecimento técnico”.

A estrutura do Senai inclui laboratórios com maquinários modernos e docentes com alto nível de qualificação. Em Taguatinga, os alunos dispõem de oficinas de corte, costura e modelagem, onde é possível atender até quatro turmas por turno, para confeccionar peças de vestuário e acessórios.

Para saber mais informações sobre os cursos, entre em contato com a unidade pelos telefones: (61) 3353-8715 / 3353-8716, ou pelo site: ttp://www.sistemafibra.org.br/senai/taguatinga/

Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3362.6106

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1