Chegaram ao fim as provas da ocupação de Mecatrônica da Seletiva WorldSkills, realizadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Gustavo Paiva (Senai), em Maceió (AL). Nesta sexta-feira (05/8), será anunciada a dupla que irá compor a delegação brasileira na WorldSkills, em Abu Dhabi, em 2017. Ao todo, 10 equipes de estados buscam a oportunidade de disputar o torneio internacional.
No último módulo, realizado nesta quinta-feira (04/8), os competidores inseriram mais peças na linha de montagem, aumentando a produção da Planta Industrial proposta pelo desafio da ocupação. Além da montagem, os alunos executaram a tarefa de otimização do sistema, em que realizaram testes na Planta e identificaram situações que poderia gerar economia de energia, ar comprimido ou, até mesmo, no tempo do processo de produção.
Segundo o técnico da dupla representante do Senai-DF, Flavio Chiapetti, o desempenho dos alunos foi satisfatório. “Não tenho do que reclamar, eles se dedicaram bastante. A gente percebia que não se abalavam quando alguma coisa dava errada, apenas focavam para concertar”, completa Flavio.
Além da otimização e do termino da montagem da Planta, os alunos realizaram uma simulação de troca de peça com defeito. O avaliador indicou uma suposta falha e, então, os competidores desmontaram o sistema, identificaram a peça e a retiraram da estação. Após o avaliador certificar que a peça apresentada era a com defeito, os alunos tinham que remontar o sistema e deixar funcionando perfeitamente.
Durante os três dias de prova, os competidores tiveram, ao todo, 11 horas para a criação de uma linha de produção, em que é possível selecionar um recipiente e a quantidade de produto que vai dentro dele. Toda esta tarefa devia ser realizada de forma autonoma pela máquina. “O mais difícil foi colocar isso tudo para funcionar com o tempo cronometrado. Mas estamos com boas expectativas no resultado, pois demos nosso melhor”, destaca Fernando Furtado, competidor representante do Distrito Federal.
Gabriela Soares
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial (Senai)
Foto: Cristiano Costa/ Sistema Fibra