Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Foi anunciada, na manhã desta sexta-feira (5/8), a dupla que irá representar o Brasil na ocupação de Mecatrônica na WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro do ano que vem. Os alunos Gustavo Zarpelon e Lucas Tochetto, do Rio Grande do Sul, ocuparam o lugar mais alto do pódio e garantiram vaga na etapa internacional da competição. Eles tiveram rendimento de 92,25 pontos, em uma escala que de 0 a 100. A medalha de prata ficou com a dupla da Bahia e o bronze com Amazonas.

“A ficha ainda não caiu. Isso tudo foi fruto do nosso esforço. Colocamos em prática o que viemos treinando todo esse tempo. Estamos levando o ouro para o Sul e, ano que vem, vamos trazer ouro pro Brasil também”, fala emocionado Gustavo.

Dez unidades da federação disputaram a vaga da competição mundial, por meio de simulados do dia a dia de um profissional da área. Eles foram avaliados de acordo com padrões internacionais de qualidade. Foram três dias de prova, em que qualquer falta de atenção na programação do sistema poderia colocar a dupla em desvantagem. Todas as peças deviam se encaixar perfeitamente, para evitar que os competidores perdessem ponto por uma colisão de cabos ou peças. O sensor devia ser testado com todo cuidado para que, na hora da execução da tarefa, não apresentasse defeito.

Macatronica premiacao corpo materia CRI9566

 

Além da concentração exigida pelas tarefas propostas, o maior desafio das duplas foi o relógio. A prova foi dividida em cinco módulos, totalizando 11 horas, em que deveriam montar uma linha de produção. A planta industrial produzida por eles deveria selecionar um recipiente e determinar a quantidade de produto dentro dele. Além da construção do sistema, os alunos precisaram fazer a otimização da planta gerando economia de energia, ar comprimido ou, até mesmo, tempo na realização do processo. Além de tudo isso, as duplas passaram por uma prova surpresa, que consistia na retirada de uma peça supostamente com falha.

Medalhas de ouro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) já garantiu duas vagas que, possivelmente, podem representar o Brasil na etapa internacional da competição, a WorldSkills, que será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro de 2017. 

Em Manaus (AM), Wanderson Carlos Coimbra dos Santos se consagrou o melhor profissional do país em Sistemas de DryWall e Estucagem. E, na cidade de João Pessoa (PB), Gilberto Ferreira Santos subiu ao lugar mais alto do pódio na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico.

Os brasilienses medalhistas continuam no ritmo intenso de estudos e treinamentos para manter o índice nacional e compor a delegação brasileira na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills.

Gabriela Soares
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)
Telefone: (61) 3362.6171
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1