Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Enquanto o Brasil volta os olhos para as Olimpíadas Rio 2016, o Serviço Nacional da Indústria (Senai) está focado nas Seletivas WorldSkills 2017, realizadas nos quatro cantos do País desde o início de julho. Ambos os eventos são grandiosos e têm atletas em busca de medalhas. Os competidores treinaram incontáveis horas, dedicaram-se sem reservas. Escolheram ser e fazer o melhor em suas modalidades. São jovens e têm mais em comum: não podem errar, mesmo sob a pressão de uma competição. No Rio 2016, os atletas apresentam o que há de melhor e mais belo no mundo dos esportes. Nas Seletivas WorldSkills, os técnicos comprovam a qualidade exigida internacionalmente na profissão que escolheram pra atuar.

Ao todo, 24 jovens estudantes compuseram a delegação brasiliense no torneio, representando o DF em 22 ocupações profissionais. Mais de 30 cidades de todo o País receberam as competições de 43 modalidades. Nesta semana, as provas que simulam o dia a dia do trabalho nas empresas iniciaram segunda-feira (8) e seguem até amanhã (11). Na sexta-feira, findam-se as Seletivas. Com os resultados, serão conhecidos os “jovens de ouro” que comporão a delegação brasileira que irá para a WorldSkills Competition 2017 – maior competição de educação profissional do planeta - Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro.

foto refrigeracao seletiva pe 3

Nesta semana, sete competidores brasilenses estão espalhados por várias cidades, de Cabo de Santo Agostinho (PE) a Florianópolis (SC) buscando a tão sonhada vaga na etapa internacional. E é exatamente em Pernambuco, na Escola Técnica Senai Cabo, que está Wisley Silva Pereira (18), competidor de Refrigeração e Ar condicionado. 

O DF é referência na área. Nas edições da WorldSkills de 2011, em Londres, e de 2015, em São Paulo, os competidores que compuseram a delegação brasileira nesta ocupação eram da capital federal. Na Inglaterra, Willian Grassioti - aluno do Senai Taguatinga - subiu ao lugar mais alto do pódio, consagrando-se o melhor profissional de refrigeração do mundo. Portanto, Wisley teve o privilégio de treinar no Senai com maior expertise do País na ocupação.

Wisley pretendia seguir o caminho do tio e do irmão quando escolheu esta profissão. Ele conta que trabalhou por um ano junto aos seus familiares e que isso foi decisivo para prosseguir na área. O jovem era aluno do curso de aperfeiçoamento em Instalador de Condicionado de Ar modelo Split, na unidade de Taguatinga, quando descobriu a possibilidade de participar das Seletivas WorldSkills. “A experiência prática que eu já tinha na área me ajudou no desenvolvimento e desempenho na mecânica de refrigeração, com isso, eu consegui a vaga para participar da etapa nacional”, conta o jovem.

Em Cabo de Santo Agostinho, Wisley tem outros nove competidores que, como ele, desejam e lutam pela medalha de ouro – única forma de prosseguir nos treinamento para a etapa internacional. A prova da ocupação está dividida em três módulos. As tarefas estabelecidas aos jovens devem ser cumpridas, de acordo padrões internacionais de qualidade e dentro do prazo estabelecido pela competição. Eles têm que, na prática, desempenhar o papel de um profissional da área, conforme o mercado de trabalho exige no dia a dia.

foto refrigeracao seletiva pe 2

Segundo o instrutor do DF, William Grassioti (esse mesmo, o medalhista de ouro), no primeiro módulo, os competidores foram desafiados a montar um sistema de refrigeração, fazendo um letreiro escrito OC 2016, de tubo de cobre. “A tubulação precisou, ao fim, congelar e ficar toda branca, como se fosse um painel de publicidade. Dentro desse processo, eles tiveram que seguir as normas da área de refrigeração”, explicou. Já o segundo e o terceiro módulo consistem em descobrir e resolver defeitos elétricos e mecânicos. Ao todo, são 19 horas de provas. O instrutor disse que Wisley está tranquilo e tecnicamente preparado. “As expectativas são boas”, finalizou.

Os medalhistas serão conhecidos nesta sexta-feira (12), às 9h, em cerimônia realizada na Escola Técnica Senai Cabo (PE). 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1