Na última semana das Seletivas WorldSKills, o Centro Automotivo do Senai em Belo Horizonte, Minas Gerais, sediou a ocupação de Funilaria. As provas foram realizadas entre 08 e 11 de agosto, e o resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (12), em cerimônia realizada no auditório da unidade.
Na ocasião, o gerente do Centro Automotivo do Senai de Belo Horizonte, Dauton Flores, destacou que, ao mesmo tempo em que hoje se encerra o ciclo de preparação para os atletas que finalizaram as provas, um novo ciclo começa para os alunos que pretendem participar da competição. "Os atletas que estão aqui hoje completaram sua missão como competidores, e apenas um seguirá se preparando para o mundial. Mas é importante ressaltar que em breve começarão novas seletivas e os alunos do Senai que pretendem representar seus estados devem começar os treinamentos desde agora".
A prova de Funilaria Automotiva foi marcada por uma disputada acirrada entre os competidores. A diferença de pontuação entre o primeiro e o terceiro colocado foi de apenas cinco pontos. A medalha de ouro ficou com o estado de São Paulo. O segundo lugar foi para Minas Gerais, e o representante do Distrito Federal, Mateus Charles, conquistou a medalha de bronze.
Segundo o instrutor do DF, Valmir Tavares, a prova foi decidida por pequenos detalhes e falhas durante a execução dos processos: "todos os alunos estão muito bem preparados e prontos para ingressar no mercado. O que diferencia na competição é o estado psicológico do atleta ou algum detalhe que ele não tenha se atentado", explica.
Para o competidor do DF, a terceira colocação foi um misto de azar e imprevistos. "Infelizmente um dos meus equipamentos deu problema durante a execução, o que prejudicou um pouco o andamento da prova. E existiram algumas surpresas nos processos que dificultaram o trabalho. Mas estou feliz por poder representar o DF e ter conquistado essa medalha", finaliza Mateus.
Eletricidade Predial
Enquanto Mateus competia em Belo Horizonte, o jovem João Paulo Moreira representava o DF em Campo Grande, Maranhão. O atleta disputou a ocupação de Eletricidade Predial e garantiu a 10a colocação, entre 17 competidores. O pódio da modalidade foi composto pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, respectivamente com o primeiro, segundo e terceiro lugar.
Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362.6106
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.