Os momentos que antecedem o início das disputas da Olimpíada do Conhecimento foram de descontração e lazer para cerca de 600 alunos de diversas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o Brasil. Após 15 anos, a competição volta ao Distrito Federal e será realizada entre os dias 10 e 13 de novembro, no Ginásio Nilson Nelson.
Vindas de todos os cantos do Brasil, as delegações dos estados já estão concentradas em hotéis no centro de Brasília. Hoje foi dia de relaxar e esquecer um pouco das atividades que são executadas nos dias de provas, para qual passaram meses se preparando. Os visitantes aproveitaram o dia de descanso para conhecer a capital federal e tirar foto nos principais pontos turísticos da cidade.
Os monumentos arquitetados por Oscar Niemeyer conquistaram os olhos dos alunos e turistas, que tiravam fotos para registrar a estadia na capital do Brasil e centro do poder político brasileiro. Durante toda a manhã, eles puderam visitar a Catedral, conhecida pelo design arquitetônico. Viram de baixo a Torre de TV, que mede cerca de 230 metros de altura. Os mais ousados subiram até o mezanino – cerca de 75 metros do solo - local em que tiveram uma vista privilegiada do planalto central. Por fim, estiveram na Praça dos Três Poderes, local que reúne os três edifícios monumentais que representam os três poderes da república: Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).
Apesar de ser nascido e criado em Brasília, o competidor da delegação do Sesi-DF, Guilherme Benigno nunca tinha visitado os pontos turísticos da capital federal. “Acaba que a gente não tem tempo de ir nesses locais. E como mora aqui, sempre deixa para outro dia e acaba não indo”, explica. Ele ficou admirado com o passeio e aproveitou a oportunidade para subir na Torre de TV e conferir a vista panorâmica. “Eu achei linda a vista a lá de cima. Minha cidade é realmente muito linda”. Guilherme faz parte do Desafio em Equipe de Transporte e Logística, em que irão personalizar um carro original de fábrica.
O coordenador de esporte e lazer do Sesi-DF, Willian Vitorino, ressalta que objetivo foi alcançado ao ver os competidores alegres, se divertindo e a interação entre os estados. “Este é um momento de muita descontração, porque a partir de amanhã é concentração total para as provas” ressalta.
A representante do Senai de Salvador (BA) Mirela Sodré irá disputar o desafio em equipe de Técnico em Logística. Ela não conhecia Brasília e ficou encantada com os monumentos da capital. “Eu sempre via a estátua do Supremo Tribunal Federal na televisão e achava bem legal. Hoje, vendo de perto, achei ainda mais bonita. Ela é maior do que aparenta na TV”, completa ela. Ela ainda fala do sentimento de estar no centro do poder político do Brasil, onde tudo acontece. “Nós votamos nos deputados e eles ficam mais aqui, então não sentimos muita aproximação. Quando eu estava no meio da Praça dos Três Poderes, eu me senti mais próxima do poder político”, finaliza.
À tarde, as delegações foram para o Sesi/Senai Sobradinho, onde foram recebidos para um almoço de confraternização e atividades recreativas com show da banda 3 no Brega e backstage. Após o passeio, as equipes voltam à concentração para as disputas, que iniciam nesta quinta-feira, dia 10 de novembro.
Por Gabriela Soares
Fotos: Cristiano Costa