Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Após a grandiosa abertura da Olimpíada do Conhecimento, realizada na tarde de ontem (10) no Ginásio Nilson Nelson, a competição finalmente foi aberta para visitação. No primeiro dia de evento, tradicionalmente conhecido como dia de ambientação, a enorme estrutura montada na área externa do ginásio foi aberta ao público.

Às 9h, os corredores da Olimpíada já estavam recheados de jovens e adultos que acompanhavam, atentamente, cada movimento das inovadoras máquinas e equipamentos dispostos pelo evento.

Entre os visitantes estava o vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, que foi aluno do Senai Taguatinga há cerca de 15 anos. Segundo ele, à época, os cursos de educação profissional eram muito intensos no país e o Senai já era nacionalmente conhecido como referência em ensino técnica. “Eu cursava a escola regular e comecei a fazer o curso de Torneiro Mecânico na unidade, junto com alguns colegas. Era uma rotina difícil, pois morávamos em Brazlândia e, por isso, demorávamos muito para chegar às aulas. Antigamente, nós não tínhamos acesso á tanta tecnologia, mas buscávamos sempre avançar com o que tínhamos á disposição por meio do trabalho manual”, explica.

Durante a visita, que foi acompanhada pelo diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, pelo diretor Nacional de Operações do Senai, Gustavo Leal, e pelo  gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica, Felipe Morgado, o vice-governador ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sistema S ao longo dos anos e reconheceu a importância de investir em educação técnica e profissionalizante como incentivo para a formação de novos profissionais.

“Esta vertente de ensino é muito forte e auxilia, todos os anos, a inserção de jovens no mercado de trabalho. A Olimpíada do Conhecimento traz à tona todos os tipos de novas tecnologias que existem atualmente e isto deve ser usado para descobrir talentos e desenvolver produtos que possam facilitar a vida da população”, ressaltou Santana.Santana corpo materia CRI5316

Buscando relembrar a época em que foi aluno do Senai, Renato Santana convidou um grupo de 10 alunos do Senai Taguatinga para acompanhá-lo durante a visita. Os estudantes fazem parte dos cursos técnicos de Edificações e de Segurança e Saúde do Trabalho e atuam como aprendizes na Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Pela primeira vez em uma Olimpíada, a aluna Weslania Santos ficou encantada com a grandeza do evento e com as múltiplas possibilidades profissionais oferecidas pelo Senai. “Mesmo estando na unidade diariamente, eu não tinha noção da quantidade de áreas que existem e podem ser exploradas. Visitar o evento e conhecer tantas tecnologias me faz querer estudar mais e também me tornar uma competidora, provavelmente na área de Construção, que é tão ampla e tem tantas possibilidades”, disse.

Já para o estudante de Técnico em Edificações Paulo Henrique Costa, a visita à Olimpíada do Conhecimento abriu os horizontes para novas áreas de atuação. “atualmente, eu estou na área de construção, mas gostei muito do que conheci sobre a área de mecânica, principalmente no que se refere aos carros tecnológicos, que utilizam diversos tipos de energia. Achei o evento muito bem organizado e as áreas de competição estão muito bonitas. Mas, o que mais gostei foi a área de carros”.

A Olimpíada do Conhecimento vai até domingo (13), das 9h às 17h e a entrada é gratuita. Mais informações podem ser encontradas no portal http://www.mundosenai.com.br/eventos/olimpiada-do-conhecimento/

Texto: Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1