O primeiro dia da Olimpíada do Conhecimento foi marcado por muita expectativa para o início das competições e também por grandes visitas. Parentes e amigos dos competidores, alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal e diversas autoridades locais e nacionais compareceram à estrutura de 50 mil m² que está montada em torno do Ginásio Nilson Nelson.
Logo pela manhã, o ex-aluno do Senai Taguatinga e atual vice-governador do DF, Renato Santana, passeou pelo evento acompanhado por 10 alunos da unidade. Santana foi recebido pelo diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, pelo diretor Nacional de Operações do Senai, Gustavo Leal, e pelo gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica, Felipe Morgado. Na ocasião, o vice-governador ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sistema S ao longo dos anos e reconheceu a importância de investir em educação técnica e profissionalizante como incentivo para a formação de novos profissionais. “Esta vertente de ensino é muito forte e auxilia, todos os anos, a inserção de jovens no mercado de trabalho. A Olimpíada do Conhecimento traz à tona todos os tipos de novas tecnologias que existem atualmente e isto deve ser usado para descobrir talentos e desenvolver produtos que possam facilitar a vida da população”, ressaltou.
O período da tarde foi mais movimentado e as primeiras autoridades que chegaram ao evento foram representantes do poder executivo nacional, entre eles o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Em seguida, uma comitiva formada por diretores e presidentes de sindicatos filiados à Fibra foi recebida pelo presidente da Casa, Jamal Jorge Bittar, para visita guiada às instalações da Olimpíada do Conhecimento.
Em conversa com os colegas, o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do DF (Sindigraf-DF), Pedro Verano, destacava a preferência dos empresários por contratar alunos egressos do Senai. “Segundo pesquisas, 94% dos empresários preferem contratar profissionais que tenham passado pelo Senai. Neste sentido, a Olímpiada traz um grande legado para a indústria e para a educação profissional do nosso país. Brasília abriga a sede dos três poderes e hoje temos a oportunidade de mostrar a eles as reais vantagens da educação profissional”, disse.
Outro presidente que ficou encantando com a estrutura visitada foi Paulo Roberto de Souza, do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do Distrito Federal (Sindigrãos-DF). Segundo ele, além de apresentar as áreas de qualificação disponíveis no Senai, a Olimpíada do Conhecimento também traz uma nova sistemática para o setor produtivo local. “Estas atividades mostram, principalmente, como o aluno pode ser bem aproveitado no setor industrial. Além disso, os projetos desenvolvidos aqui podem ser executados em diversos segmentos e isso favorece o desenvolvimento da economia e das empresas da nossa cidade”.
Segundo pesquisa realizada pelo Senai Nacional, o Distrito Federal terá de qualificar 190 mil trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnicos, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. Esses profissionais trabalham na indústria ou em atividades de serviços ou comércio que atendem direta ou indiretamente o setor industrial. A Construção Civil precisará de 81 mil profissionais, enquanto a área de TI aparece em segundo lugar, necessitando de 26 mil trabalhadores qualificados.
Representando o poder executivo local, também passaram pelo evento a secretaria adjunta de Esporte, Turismo e Lazer do DF, Leila Barros e o secretario adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour. Entusiasta do Sistema S, Jarjour, destacou os benefícios que a Olimpíada do Conhecimento traz para a cidade, considerando que, pela segunda vez em 15 anos, o evento é sediado em Brasília. “Para nós, é uma grande alegria receber a OC, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. As tendências, inovações, tecnologias e possibilidades de educação profissional apresentadas no evento são de extrema importância para motivar, sobretudo os jovens, a ingressar no mercado de trabalho cada vez mais qualificados”.
Já a secretaria adjunta do Esporte ressaltou o engajamento dos alunos e competidores, que passam meses se preparando para representar seus estados na competição. “Nosso futuro está aqui, representado por estes jovens comprometidos e altamente capacitados. Eles dão um belo exemplo de técnica e visão de futuro por meio da tecnologia e da inovação. Em nome do governo e de toda população do Distrito Federal, afirmo que nós estamos muito felizes por receber as Olimpíadas do Conhecimento na nossa cidade”, afirmou.
A Olimpíada do Conhecimento vai até domingo (13), das 9h às 17h e a entrada é gratuita. Mais informações podem ser encontradas no portal http://www.mundosenai.com.br/eventos/olimpiada-do-conhecimento/
Texto: Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Distrito Federal (Senai-DF)