Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Nesta sexta-feira, dois competidores do Distrito Federal ganharam medalhas nos desafios individuais da Olimpíada do Conhecimento 2016. Na área de Transporte e Logística, o estudante do Senai-DF Guilherme César de Sousa competiu na prova de Mecânica de Automóveis e consagrou-se o melhor do país, ficando em 1º lugar. Na área de Construção e Edificações, o jovem Gabriel Borba participou da prova de Aplicação em Revestimento Cerâmico e levou a medalha de bronze. Os desafios individuais são provas que cobram resolução de problemas específicos das áreas tecnológicas da competição.

Carro primeiro lugar corpo materia CRI9051

Na prova de mecânica, Guilherme teve uma hora e meia para resolver quatro defeitos que foram direcionados em uma situação, em que ele conseguiu encontrar os problemas, seguindo os procedimentos padrões. Entre os defeitos identificados foram buzina sem funcionar, o carro que não estava ligando, um problema no farol e outro na parte elétrica. O instrutor do Senai-DF, Victor Silvano, afirmou que apesar do pouco tempo de treinamento, o aluno conseguiu desenvolver bem a missão. “Ele já conhece o produto, treinou em um carro parecido com o utilizado aqui na prova e se preparou para o esquema elétrico e manual de um carro”, afirmou Silvano.

Na prova de Aplicação em Revestimento Cerâmico, os alunos tiveram 1h20 para realizar a montagem de um mosaico medindo 1,40m x 1,10m, com base no desenho proposto, que era a uma imagem do Congresso Nacional. Eles receberam as peças cortadas, e tinham o desafio de assentá-las na parede, conforme todos os padrões de qualidade. “Ele foi muito bem na competição. Foi uma prova bem difícil, porque tinha muito corte e pouco tempo para concluir”, afirmou o instrutor do Senai-DF, Jecivaldo de Oliveira.O primeiro lugar no pódio garantido pelo representante do DF mostra a qualidade do ensino do Senai Taguatinga. “É uma emoção muito grande. A gente trabalhou muito para estar aqui, foi muito gratificante. Eu consegui resolver os três problemas e depois, no último segundo, acendi a lâmpada que estava faltando e garanti o ouro”, contou Guilherme.

revestimento capa

O aluno Gabriel Borba usou uma técnica de assentamento correta e, apesar de não ter conseguido o ouro, teve uma excelente pontuação. A redução da nota do brasiliense ocorreu devido a um leve trincado na cerâmica.

Grandiosidade da competição

A estrutura de mais de 50 mil m², construída na área externa do Ginásio Nilson Nelson, somada ao fato de reunir em um só lugar o que há de mais moderno e tecnológico para Educação Profissional, tem impressionado os brasilienses. Ontem, no primeiro dia de provas, a Olimpíada recebeu quase 20 mil visitantes. Hoje, a expectativa é ter ultrapassado esse número. Devido à importância do evento, diversas autoridades distritais e nacionais estão prestigiando a competição. Nessa sexta-feira, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitou a Olimpíada, guiado pelos presidentes da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, e da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar. Rollemberg estava acompanhado do secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, e do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do DF, Marcelo Aguiar.

Na ocasião, o governador defendeu que trabalha pelo desenvolvimento de uma Brasília empreendedora e inovadora. Segundo ele, a realização da Olímpiada na cidade estimula os jovens a buscar novas alternativas para a vida profissional. “Todos os jovens que visitaram a Olimpíada, certamente, saíram inspirados a seguir a carreira do ensino técnico e da educação profissional. Inserir tecnologia na rotina das pessoas representa melhorar a qualidade de vida da população e agregar valor aos produtos desenvolvidos pela indústria local”, afirmou.

Visita governador corpo materia CRI7035

Desafios em grupo

No desafio em grupo de Construção e Edificações, oito jovens estão participando da Casa Popular Inteligente que consiste em projetar e construir uma residência para atividades diárias de um casal. Os principais objetivos da casa são conforto, atividades básicas e reaproveitamento de água. Entre os participantes estão representantes de áreas como Instalações Hidráulicas, Movelaria, Construção em Alvenaria, Instalações Elétricas e Prediais, Automação, Aplicação de Revestimento Cerâmico e Pintura. O outro competidor é um coringa que consegue auxiliar os colegas do desafio em todas as áreas.

casa corpo

A equipe do Distrito Federal construiu uma casa em um container, de 40 m², com quarto, sala, cozinha e banheiro. O projeto tem uma fachada que permite a visualização de todos os ambientes internos da residência. Os competidores terão até 20 horas para finalizar o projeto, até domingo. Durante esse primeiro dia de competição, o representante de Hidráulica, Nilvan Poeck, fez a instalação da água pluvial; o de Elétrica, Jônatas Teles, realizou a troca de tomadas, pelos modelos definitivos; o competidor de Automação, Saulo Rafael, fez a configuração do sistema; o da área de Alvenaria, Wanderson Teixeira, começou a construção da jardineira em volta da casa; o Gabriel Borba, da Cerâmica, iniciou o corte das peças para assentar amanhã; e os representantes das áreas de Pintura, Kleder Gomes, de Marcenaria, João Victor, e o coringa, Lucas Maciel, estão fazendo revestimento de paredes, lixando e preparando para aplicar o selador.

No desafio de Transporte e Logística, Tunning, os quatro competidores do DF têm a missão de customizar um veículo novo com alterações em pintura, motor e sistema de som. Entre os participantes estão representantes das áreas de Tecnologia Automotiva e Pintura Automotiva. A equipe recebeu o valor de R$ 70 mil para realização de todo o projeto, incluindo a aquisição do veículo, um Ford Ka, zero km, 4 portas e motor 1.6. Entre as características obrigatórias dos projetos estão: alteração na potência do veículo, personalizações no interior, instalação de sonorização do veículo com potência total mínima de 800W RMS.

A equipe do DF dividiu o trabalho respeitando os horários disponíveis para cada modalidade. Hoje (11/11), a pintura e o som foram finalizados. O competidor Rodrigo Rodrigues começou a pintura da lataria do capô, com uma técnica secreta da equipe do Distrito Federal; Guilherme Souza realizou o balanceamento das rodas; enquanto Marcos Vinicius e Jonatan Barros mexeram na parte do som do carro. Amanhã, os competidores vão atuar na suspensão, motor e finalizar a roda.Desafio carro corpo maetria CRI6780

O Distrito Federal também está representado nas provas de avaliação prática do estudante, que vai somar pontos na classificação geral do Departamento Regional, ao final da Olimpíada. O aluno Marcos Vieira, que é deficiente visual, está realizando a prova de Operador de Computador. Na manhã de hoje, ele recebeu um texto em arquivo de Word, com as missões de fazer a quebra de página, formatação de título e parágrafo, inserir figuras e marca d’água, configurar cabeçalho e rodapé e criar sumário. Além disso, ainda criou um recibo no Word e uma planilha de comoção de vendas no Excel. Já à tarde, ele teve a missão de criar uma apresentação de Power Point para exibir produtos comercializados por uma empresa. No projeto, era preciso ter figuras na transição e animação e hiperlink para automatizar a transição dos slides. A última atividade do dia era sobre internet e envolvia configurações de navegador, além de fazer pesquisas sobre mouse e teclado sem fio, e colocar o resultado da pesquisa em um arquivo de Word.

marcos corpo

 

Texto: Aline Roriz
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1