Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

O Museu da República recebeu, na noite de ontem (11), o Senai Brasil Fashion, evento que faz parte da programação da Olimpíada do Conhecimento e é conhecido por revelar novos talentos da moda nacional.

Nesta edição, participaram 12 estudantes de diversos Senais do país. Cada um deles apresentou uma minicoleção, que foi produzida em poucos meses e contou com a consultoria de quatro grandes nomes da moda internacional: os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer. Para embelezar ainda mais o evento, as peças foram desfiladas por uber models, como Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros e Carol Tretini.

O projeto inovador atraiu a atenção de empresários e entidades locais ligadas ao segmento do vestuário. Durante o evento, a vice-presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), Mábel deBonis, destacou o trabalho que o Senai tem feito em prol do segmento. “Eu tenho percebido nas unidades de todo o país e, especificamente, nos do Distrito Federal, uma preocupação em atuar na cadeia produtiva do vestuário local, principalmente nas áreas mais necessitadas, como o chão de fábrica. Isso é essencial para o desenvolvimento do nosso setor”.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), o segmento do vestuário é responsável por mais de 1,5 milhão de empregos no Brasil. Somente no DF, já são mais de 3 mil empresas, sendo que 99% delas são microempreendedores, segundo dados levantados pelo Sebrae e divulgados pelo Sindiveste-DF.

A estilista Sandra Lima faz parte destes números. Com anos de experiência no mercado da moda e uma marca que leva seu nome, ela ressalta que o investimento na área técnica é essencial para o desenvolvimento de um bom produto. “Não existe estilista que não sabe materializar suas criações. Modelar, costurar e pesquisar tendências faz parte da profissão e os cursos do Senai trabalham exatamente este processo. Além de formar mão de obra qualificada, eles também auxiliam diretamente as empresas com atendimentos em áreas especificas isso contribui bastante para desenvolvimento do trabalho”, disse.

Prestigiando o evento, a primeira-dama do DF, Marcia Rollemberg, parabenizou a iniciativa. Para ela, eventos com esta visibilidade trazem a tona as possibilidades que existem para inserção no mercado profissional e desenvolvimento profissional. “Esta proximidade que existe com todo o Sistema S e, especialmente com o Senai, que é o responsável pela área de qualificação, é uma grande oportunidade para a cidade. Com a Olimpíada do Conhecimento nós pudemos perceber a dimensão do ensino profissional. O Senai é um exemplo para o país e está nos mostrando os caminhos. Agora, só precisamos percorrê-lo”, ressaltou.

modacorpo

O Senai-DF na área do vestuário

No Distrito Federa, as três unidades do Senai investem no desenvolvimento de cursos de qualificação profissional na área têxtil e de vestuário. Na unidade de Taguatinga, são oferecidas diversas qualificações, do nível mais básico, como modelista e costureiro industrial, até especializações mais setorizadas, como modelagem computadorizada, modelagem de uniformes profissionais, modelagem fitness e desenhista de moda.

De modo geral, o segmento oferece, de acordo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), 21 ramos diferentes de atuação, incluindo indumentárias e acessórios. Segundo a técnica de vestuário da unidade, Alessandra Brandão, as capacitações são oferecidas de modo que possam atender tanto as pessoas que nunca tiveram contato com a área, quanto aquelas que buscam conhecer mais sobre o setor. “Nós desenhamos estes cursos pensando em atender a indústria e também a comunidade de modo geral. A pessoa que está interessada em entrar para o ramo, seja para criar seu próprio negócio, seja para se inserir no mercado, pode começar a estudar a parte básica, continuar os estudos e sair com um bom conhecimento técnico”.

A estrutura do Senai inclui laboratórios com maquinários modernos e docentes com alto nível de qualificação. Em Taguatinga, os alunos dispõem de oficinas de corte, costura e modelagem, onde é possível atender até quatro turmas por turno, para confeccionar peças de vestuário e acessórios.

Para saber mais informações sobre os cursos, entre em contato com a unidade pelos telefones: (61) 3353-8715 / 3353-8716, ou pelo site: ttp://www.sistemafibra.org.br/senai/taguatinga

Veja a galeria completa de fotos aqui!

Texto: Aline Porcina
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1