Enquanto as equipes do Mato Grosso, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe disputam para ver qual será a vencedora no desafio “Festa saudável”, da Olimpíada do Conhecimento, uma equipe de professores da área de alimentos do Senai Taguatinga fazem degustações em um stand próximo.
A proposta é reproduzir o que os competidores estão desenvolvendo no torneio. A diferença é que no espaço do Senai Taguatinga os visitantes não ficam apenas olhando e sentindo o aroma dos alimentos. É possível degustar os produtos. O local tem se tornado uma verdadeira festa sob a temática “Sitio do Pica-pau Amarelo”, tema escolhido em alusão aos 100 anos de nascimento de Monteiro Lobato.
Cada departamento regional do Senai pôde apresentar projetos em diversas áreas, mas só foram classificados em dois desafios. O Senai-DF enviou quatro projetos, sendo classificado para os desafios da Casa Popular Inteligente e o desafio de Tuning. Contudo, o projeto da área de alimentação foi tão bem pontuado que acabou por ser convidado a ser embaixador do desafio. Os visitantes que passarem pela área de competição vão poder experimentar diversos alimentos funcionais, no mesmo modelo do que é proposto na competição, ou seja, sem ovos, glúten, lactose, frituras ou açúcar, por exemplo.
“Os alimentos são muito gostosos, mas confesso que se eu soubesse que eram feitos com beterraba e espinafre não teria experimentado”, contou a estudante do IFB, Jéssica Caroline ao degustar uma rosquinha funcional. A professora Helena Malvar, que coordena a área, conta que o sentimento não é incomum por quem experimenta as delícias que estão sendo oferecidas no stand.
“Os jovens chegam por aqui e acabam sendo atraídos pelo cheiro e as cores dos alimentos. Em geral, eles pegam gostam e só depois comentamos com eles quais são os ingredientes base dos produtos. Eles ficam surpreendidos e alguns chegam a pedir as receitas”, comenta.
A melhor ”cozinha-escola” de Brasília
Os quitutes apresentados no stand do Senai Taguatinga são apenas aperitivos do que é ensinado na moderna cozinha da unidade. Ao todo, a estrutura conta com um espaço de cerca de 900 m², equipamentos e utensílios de última tecnologia, e capacidade para atender até 120 alunos por turno. O espaço dispõe laboratórios de panificação, confeitaria, chocolateria e cozinha pedagógica.
Reconhecimento
Em pouco mais de um ano, a área de alimentos do Senai Taguatinga já recebeu duas competições gastronômicas. A primeira foi a final do Desafio Sous-Chef, organizado pelo portal Metrópoles e a segunda foi o Concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, fruto de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Conselho Nacional do Sesi.