Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Duas equipes estão representando o Distrito Federal nos desafios individuais e coletivos da área de Engenharias Agrícola e Pecuária, que estão sendo realizados até amanhã (13) e fazem parte da programação da Olimpíada do Conhecimento.

Cada grupo é formado por seis alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB), divididos entre as áreas de Agrimensura, Pecuária, Irrigação e Inseminação Artificial. Ao todo, os competidores terão entre 16 e 20 horas para realizar três tarefas obrigatórias: montar um sistema de irrigação, propor tecnologias inovadoras para detecção dos períodos de cio das vacas leiteiras, e melhor o aproveitamento da água dentro do espaço. Além disso, os estudantes também deverão apresentar procedimentos de inseminação artificial.

De acordo com o instrutor da equipe Ge-Protec, que significa “Gerenciamento da Produtividade em Bases Tecnológicas da Bovinocultura leiteira”, Vinicius Machado, a estratégia elaborada junto aos estudantes foi investir em soluções inovadoras e acessíveis aos empresários do segmento. “Nós estamos propondo uma nova tecnologia por meio da saliva da vaca. Estamos trazendo também uma inovação proposta pela Embrapa que se refere à verificação de quando é realmente necessário fazer a irrigação dos piquetes. Com isso, podemos realinhar o uso da água e torná-la mais sustentável”, disse.

Concorrem na ocupação cinco equipes, duas do Distrito Federal (Ge-Protec e Be-Map), duas de Minas Gerais e uma do Espírito Santo. Todas elas são formadas por estudantes de cursos técnicos dos Institutos Federais de Educação, a rede de ensino profissional do governo. Para a realização da prova, cada grupo recebeu R$50 mil, que deveriam ser utilizados em todo o desenvolvimento do projeto escolhido. Além dos desafios coletivos, a ocupação também conta com provas individuais nas áreas de inseminação artificial, irrigação e agrimensura.

Para o competidor da equipe Ge-Protec, Naicon Rech, participar da Olímpiada do Conhecimento é uma grande oportunidade pessoal e profissional. “Aqui temos a possibilidade de interagir com o público e colocar em prática aquilo que estudamos no IFB. Tem sido momento único e estou muito feliz por poder participar e representar o DF”.

FTB corpo materia CRI1001 1

Já Leo Ribeiro, também competidor do Distrito Federal, conta que encara a competição como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. “Participar da OC pode alavancar nossa carreira. Após três anos de curso, em breve vou me formar como Técnico em Agropecuária e pretendo investir na área de pesquisa ou me especializar ainda mais em agropecuária”, afirmou.

As impressões apresentadas pelos jovens competidores são compartilhadas instrutor. “O investimento que os Institutos Federais receberam, por meio desta parceria com o Sesi e com o Senai Nacional, viabilizaram a nossa presença aqui e também a de outros estados. Sem dúvida, esta ação, não apenas expõe o nosso trabalho para o público, como também incentiva o desenvolvimento de novas pesquisas para o segmento”.

Nos desafios individuais, os alunos Naicon Rech e Àlvaro Mota, da equipe Geprotec IFB Campus Planaltina conquistaram, na tarde de hoje (12), o terceiro lugar no desafio de Irrigação.

A Olimpíada do Conhecimento vai até amanhã (13), das 9h às 17h, e a entrada é gratuita. Mais informações podem ser encontradas no portal http://www.mundosenai.com.br/eventos/olimpiada-do-conhecimento/

Texto: Aline Porcina
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1