Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Os alunos do Senai-DF disputaram mais dois desafios individuais nesse sábado e conquistaram duas medalhas: uma de prata e outra de bronze, ambas na área de Construção e Edificações. Jônatas Teles disputou a ocupação de Eletricidade Predial e ficou em segundo lugar, já o aluno João Victor Oliveira disputou o desafio de Marcenaria, e ficou em terceiro lugar.

No desafio de Eletricidade Predial, os competidores tinham a missão de identificar cinco defeitos em uma instalação e programação predial em uma automação residencial, no período de 1 hora e 20 minutos. Eles tinham à disposição um instrumento de medição e multímetro. O instrutor do Senai-DF, Fabrício Barcelos, explicou que a prova usou o protocolo KNX, um protocolo de automação.

O aluno Jônata Teles contou a emoção de participar do desafio individual. “A prova foi bastante equiparada, todos estavam no mesmo nível. Acredito que pequenas diferenças separaram o ouro da prata. Acho que a parte mais difícil do desafio foi controlar a emoção”, afirmou o jovem.

Desafio eletrica corpo materia CRI1712

No desafio de Marcenaria, os competidores tiveram uma hora para realizar a montagem de um rack, com duas portas e uma gaveta, feito com madeira MDF. O Distrito Federal competiu com Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rondônia. Eles receberam uma furadeira, chave tipo fenda e Philips, martelo, alicate e instrumentos de medição. O professor da área, José Araújo, afirmou que o aluno João Victor Oliveira treinou bastante nessa área e que a prova teve nível de dificuldade médio. “Os alunos receberam as peças cortadas e furadas, e tinham a missão de fazer a fixação e a sequência de montagem, além de fazer funcionar, ou seja, as portas e gavetas não podem prender, tem que abrir certinhas”, explicou Araújo.

Desafio movelaria corpo materia CRI0089

Apesar do esforço e dedicação, João Victor terminou o desafio individual em terceiro lugar. “Eu fiquei muito emocionado, porque nenhum dos competidores conseguiu finalizar o móvel, então ao saber que consegui o bronze foi motivo de grande felicidade para mim”, contou o competidor do DF.

O Festival Sesi de Robótica começou, oficialmente, para as duas equipes que representam o Sesi-DF. A Lego Field, da unidade do Gama, e a Albatroid, de Taguatinga, competiram nesta tarde. No total, 27 escolas do Sesi de todo o Brasil apresentaram os projetos de pesquisa em soluções inovadoras para o tema Animal Alliens – relação do homem com os animais. Amanhã, tem as últimas batalhas das escolas do Sesi e a divulgação dos campeões do Festival Sesi de Robótica.robotica corpo materia CRI1293

O novo formato da Olimpíada do Conhecimento contempla a avaliação prática dos alunos de cursos técnicos e de qualificação do Senai. O Sistema de Avaliação do Ensino Profissional (SAEP) faz a análise da qualidade dos cursos oferecidos pelo Senai em todo o país. Durante os quatro dias de Olimpíada, 177 alunos estão participando da avaliação dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Logística, Eletrotécnica, Mecânica, Edificações, além dos de qualificação para Pessoas com Deficiência, nas áreas de Operador de Computador, Padeiro e Costureiro.

O Senai-DF está representado pelo deficiente visual Marcos Vieira, na ocupação de Operador de Computador. Nesse sábado, ele fez atividades no Microsoft Excel, com as missões de importar dados, além de criar planilha de controle financeiro e de notas de alunos. Nesse último, o desafio é ainda maior, pois tinha eu controlar se o estudante foi aprovado ou reprovado, com a definição da média final. As outras duas partes da prova consistiam em criar formulário, recibo e modelo de papel timbrado no Word; e apresentação de fotos, com áudio e animação no Power Point.

Desafios em grupo

Na Casa Popular, os oito competidores concluíram as tarefas iniciadas. Na parte de Construção em Alvenaria, Wanderson Teixeira terminou a jardineira na frente da casa, que tem 60 cm de altura. Na hidráulica, Nilvan Poeck encerrou toda a parte de águas pluviais, com instalação da cisterna. A parte de selagem dos móveis e paredes internas da casa já está quase concluída pelos alunos João Victor, Kleder Gomes e Lucas Maciel. A automação, que é responsabilidade do aluno Saulo Rafael, já está finalizada, e a elétrica sob comando de Jônatas Teles, também foi concluída com todos os itens em pleno funcionamento. Gabriel Borba aproveitou as oito horas de prova, nesse sábado, para assentar a cerâmica no banheiro e na cozinha. 

As três últimas horas de prova, que vão ser realizadas no domingo, serão para ajustes finais, limpeza da casa, organização dos móveis, além dos testes e checagens finais. José Carlos Adorno, avaliador líder do Desafio de Construções e Edificações, afirmou que a competição entre os seis departamentos regionais está com nível bem alto. “Nós começamos as avaliações ontem e todos os DR’s estão demonstrando que têm um bom conhecimento na aplicação dos conhecimentos. A gente espera amanhã a avaliação do produto final que vai mostrar mesmo a funcionalidade”, explicou Adorno.

Desafio casa corpo materia CRI8037

No desafio do Tunning, os quatro competidores do Senai-DF – Guilherme Sousa, Rodrigo Macário, Jhonatan Barros e Marcos Vinicius de Carvalho - finalizaram a instalação do som e da suspensão, as modificações no motor e pintura da lataria. A customização do carro é um dos grandes diferenciais da equipe do DF: algumas partes do interior do veículo serão personalizadas com uma pintura com efeito madeira, utilizando uma técnica especial desenvolvida pelos brasilienses; e para o capô, eles fizeram o desenho de um tribal com as letras K e A, que são o nome do carro, o Ford Ka. 

No domingo, os competidores vão fazer a finalização e ajustes de alguns detalhes e a plotagem do adesivo de customização nas laterais do carro. Hélio Nakata é avaliador líder do Desafio de Transporte e Logística e classificou que as seis equipes que estão disputando têm nível bem alto. “É uma prova muito difícil de analisar, porque tem diferença de cultura, principalmente, por que são estados que vão do Sul ao Nordeste. É alta performance, ainda mais na questão de motor e sonorização. Todos eles estão brigando pelo pódio”, avaliou Nakata.

Na tarde de sábado, o carro da equipe do DF passou pela avaliação de potência de motor. O dinamômetro calcula a rotação das rodas com o torque do motor, fazendo um cálculo para identificar qual a potência, ou seja, a quantidade de cavalos que o carro está gerando. O Ford Ka original tem 110cv, o DF alterou para 116cv. Segundo o instrutor Victor Silvano, o resultado foi satisfatório para o DF. “Diante do investimento que nós fizemos no motor do carro, o aumento que nós conseguimos foi dentro do esperado e vamos agregar 1,5 ponto no resultado final do desafio”, explicou Silvano.desafio carro corpo materia CRI0181

 Último dia da Olimpíada

No domingo, os competidores dos desafios em grupo vão ter de três a quatro horas para encerrar toda a prova. Às 13h, a competição finaliza e, a partir desse horário, o público terá a oportunidade de interagir com os projetos executados – seja entrar na casa e ver as opções de automação até entrar nos carros e analisar as alterações realizadas. O Senai-DF ainda vai participar de dois desafios individuais, no domingo, às 10h, nas ocupações de Pintura Automotiva e Construção em Alvenaria.

Os resultados e anúncios dos vencedores dos desafios em equipe, dos projetos integradores, das avaliações práticas e do Inova Senai serão divulgados amanhã, às 19h, na área de Construção e Edificações.

 

Texto: Aline Roriz
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF)

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1