A maior competição de educação profissional das Américas deve receber, até domingo (13/11), cerca de 100 mil pessoas. Ao pensar em garantir o bem estar e a saúde de todos os visitantes, competidores e trabalhadores deste grande espetáculo – a Olimpíada do Conhecimento - o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) preparou um esquema de atendimento médico de grande porte, capaz de receber desde pequenos casos até incidentes mais complexos.
Para tanto, uma grande estrutura foi montada na arena que abriga as provas da competição, instalada no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. São quatro postos físicos e mais outras quatro ambulâncias estrategicamente localizados para garantir a segurança dos visitantes e, claro, dos mais de 1,2 mil competidores que, no torneio, simulam o dia a dia de trabalho nas indústrias. Os postos possuem 15 leitos, sendo 12 deles camas de hospital.
Além disso, cerca de 40 profissionais de saúde estão a serviço nas mais diversas especialidades. Entre eles, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e socorristas. “Os postos de saúde fixos foram projetados de forma estratégica. Uma pessoa não leva mais de quatro minutos de um para outro caminhando. As ambulâncias também foram posicionadas para rápida saída do local, sem complicação”, explica o responsável técnico pela Assessoria Médica na Olímpiada do Conhecimento, Marcos Aurélio.
Os atendimentos mais frequentes registrados até agora têm sido de competidores que apresentam episódios de ansiedade e nervosismo antes das provas. Nestes casos, os atendimentos tiveram o objetivo de dar condições físicas e emocionais aos alunos para que pudessem retornar ao evento. “Mas, se necessário, a estrutura montada pelo Sesi-DF está preparada para atender casos de emergência, podendo se responsabilizar por até 400 pessoas/dia”, completa Marcos.
Se os atendimentos mais graves necessitarem de ambiente hospitalar, há, também, uma parceria com hospitais públicos e particulares da região para receber essas pessoas. Toda a equipe de atendimento foi treinada para atuar em ambiente de multidão e recebeu treinamento para evacuação e pânico.
“Na Olimpíada do Conhecimento, o Sesi está atendendo os futuros trabalhadores da indústria. E os atuais trabalhadores da indústria encontram os serviços de saúde no Sesi Brasília”, afirma a coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF, Maria Claudia Pereira.
Os postos médicos da Olímpiada do Conhecimento estão montados desde o início da montagem da estrutura da OC, no dia 10/10 e ficará em funcionamento até a desmontagem total da estrutura, prevista para o dia 25/11.
Atualmente, o Sesi Brasília oferece diversas soluções que são independentes e complementares entre si e que podem ser articulados de forma a atender às demandas específicas de cada empresa, conforme o perfil e as características da força de trabalho do funcionário. Os empresários interessados podem entrar em contato pelo telefone: 61.3362-6066