Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

 

A maior disputa de educação profissional do mundo, a WorldSkills Competition, será em menos de um mês. Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) vão disputar nas ocupações de Movelaria, Aplicação em Revestimento Cerâmico, Sistema de Drywall e Estucagem e Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado.

O torneio de 2017 será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 15 a 18 de outubro. A delegação brasileira será composta por 54 jovens, que estão em dedicação exclusiva e treinamento integrado. Eles estão concentrados no Distrito Federal desde janeiro e são acompanhados por experts do Brasil. Conheça os quatro competidores do Senai-DF:

 

Fábio Serpa Crisóstomo

19 anos

Ocupação: Marcenaria de Móveis

“Tomei uma decisão radical. Pedi demissão para ingressar na Olímpiada do Conhecimento.” Foi tudo influência do irmão mais velho, Joabson Crisóstomo, que participou da competição nacional na edição passada.

Na mesma ocupação, o irmão de Fábio conquistou o quarto lugar na etapa nacional. Fábio estava no período de férias na empresa em que trabalhava quando o irmão falou da competição. Ele não pensou duas vezes e resolveu se inscrever em um curso no Senai, para tentar ingressar no torneio. E deu certo.

Os dois irmãos abriram uma empresa no ramo de movelaria, em 2014. Logo depois do início das atividades do negócio, ele precisou se afastar para se dedicar aos treinos. Assim, desde o começo de 2015, a rotina de Fábio é completamente voltada à WorldSkills.  Ele faz questão de esclarecer que não se arrepende da escolha. “O conhecimento que tenho adquirido no Senai vai me agregar muito mais do que meu antigo emprego”, diz o competidor. Os obstáculos não o incomodam. “Moro longe do centro de treinamento e o deslocamento cansa, mas nada que me faça pensar em desistir. As dificuldades fazem parte da conquista do sucesso”, afirma Fábio. Ele conta que se considera perfeccionista e enxerga isso como um ponto positivo, devido à riqueza de detalhes que a prova requer.

Na prova, ele terá de confeccionar um móvel com porta, gaveta, tampa e base. Os jovens terão de 18 a 20 horas para concluir a prova. Fábio explica que, normalmente, o trabalho começa com os cortes e as gavetas. Para ele, esse é o módulo mais complexo. Os estudantes treinam em projetos semelhantes aos que serão aplicados na WorldSkills, mas não sabem exatamente o modelo do móvel da prova.

Fábio conquistou a vaga na WorldSkills 2017 nas seletivas realizadas em São José dos Pinhais (PR), de 8 a 12 de agosto de 2016. Para o futuro, ele já tem metas bem estabelecidas. Após o término da competição, quer fazer a prova para se tornar instrutor no Senai. Pensa em fazer faculdade de Arquitetura e em expandir sua empresa.

Gilberto Ferreira Santos

18 anos

Ocupação: Aplicação em Revestimento Cerâmico

Gilberto sempre teve vontade de fazer um curso no Senai. Quando começou a qualificação, em 2015, se apaixonou pela área. Ao tomar conhecimento sobre a Olímpiada do Conhecimento, logo quis tentar a vaga e conseguiu. Sua inspiração veio de um colega de escola que tentou concorrer em outra ocupação, mas acabou não sendo selecionado.

A escolha da área tem influência direta da família. O pai do estudante trabalha com revestimento em cerâmica e isso sempre despertou no rapaz curiosidade e vontade de se aperfeiçoar no ramo. Para ele, o maior desafio da prova está nos detalhes do revestimento. No mundial, ele terá de medir, cortar e colocar o revestimento de cerâmica em paredes e pisos, formando uma imagem. Gilberto conquistou a vaga para a WorldSkills 2017 nas seletivas realizadas em João Pessoa (PB) de 25 a 29 de julho de 2016.

Participar do torneio mudou os planos do jovem, que antes sonhava ser jogador de futebol. “Depois que entrei na Olimpíada do Conhecimento, penso em cursar Engenharia Civil e dar continuidade no que aprendi aqui. Tenho certeza de que essa experiência no Senai vai influenciar minha vida profissional daqui para a frente”, afirma o jovem.


Wanderson Carlos Coimbra dos Santos

20 anos

Ocupação: Sistema de Drywall e Estucagem

A estreia da ocupação Sistema de Drywall e Gesso na Olimpíada do Conhecimento em 2016 aumentou a responsabilidade de Wanderson. É a primeira vez que o Senai terá representante na área. “Eu me sinto privilegiado por esse marco”, comenta, orgulhoso.

A escolha do jovem vem como um legado de família. “Meu pai trabalha com drywall e eu já trabalhava havia um ano com ele. Agora estou me dedicando integralmente aos treinos”, relata.

Em 2013, Wanderson fez o curso técnico em Segurança do Trabalho no Senai Taguatinga. Em 2015, surgiu a oportunidade de participar da Olimpíada do Conhecimento. “Estava finalizando o curso e, com a experiência que já tinha, consegui entrar na competição”, conta o competidor.

Mas sua sede por conhecimento não parou por aí. Além do curso técnico, ele diz que fez mais de dez cursos a distância no Senai para enriquecer o currículo. Apesar da experiência que já tem, Wanderson avalia que a rotina de treinos tem ajudado em sua bagagem e na qualificação como profissional. “Desde que entrei na competição só tenho melhorado meu desempenho”, afirma.

Wanderson conquistou a vaga na WorldSkills 2017 nas seletivas em Manaus (AM), de 25 a 29 de julho de 2016. Agora, sua busca pelo ouro no torneio mundial tem sido o foco. “Pretendo trazer um ótimo resultado para o Distrito Federal. Quero meu nome marcado na história dessa ocupação.” Para o futuro, o jovem quer se graduar em Engenharia Civil. Além da faculdade, gostaria de se tornar instrutor do Senai.

Wisley Silva Pereira

19 anos

Ocupação: Mecânica de Refrigeração

O mecânico de refrigeração é o profissional responsável por montar, instalar e pôr em funcionamento equipamentos de refrigeração e ar-condicionado residenciais ou comerciais. Faz análises e ajustes de desempenho, detectando e corrigindo falhas de origem elétrica e mecânica. Tudo de acordo com desenhos técnicos, projetos e normas técnicas, em condições de qualidade, segurança e preservação ambiental.

Wisley escolheu seguir o caminho do tio e do irmão quando escolheu essa ocupação para competir na Olimpíada do Conhecimento. Ele conta que trabalhou por um ano com seus familiares e que isso foi decisivo para prosseguir nesse caminho na competição. “Como já tinha experiência prática na área tem me ajudado no meu desenvolvimento dentro da Mecânica de Refrigeração”, conta.

Mas sua história no Senai começou um pouco antes. Em 2015, ele fez um curso de aperfeiçoamento em Instalador de Condicionado de Ar Modelo Split na unidade de Taguatinga. Foi assim que descobriu a Olimpíada do Conhecimento. “Escolhi o Senai por ser uma escola de referência. Levar esse nome em meu currículo me abrirá muitas portas”, acredita.

Com uma rotina de treinos entre oito e dez horas por dia, ele diz ter condições de trazer a medalha para o Brasil na WordSkills 2017. “O meu desafio é o tempo de prova. Eu já tenho experiência prática e tenho treinado as técnicas. Agora é organizar meu tempo”, analisa o competidor, que terá 18 horas para cumprir a tarefa. 

O rapaz tem como treinador Willian Grassioti, responsável pelo maior feito de um aluno do Senai-DF no processo olímpico. Ele não só foi medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento de 2010, no Rio de Janeiro, como, em 2011, subiu ao degrau mais alto do pódio, em Londres, na Inglaterra, consagrando-se o melhor profissional técnico em Mecânica de Refrigeração do planeta.

Wisley conquistou a vaga na WorldSkills 2017 nas seletivas realizadas em Cabo de Santo Agostinho (PE), de 8 a 12 de agosto de 2016.

Dividida em três módulos, a prova que será executada por Wisley abrangerá a montagem de um sistema de refrigeração completo – “do começo ao fim”, na definição do competidor. Além disso, os jovens terão que identificar defeitos mecânicos e elétricos, assim como solucionar os problemas encontrados em um curto espaço de tempo. “Quem corrigir o defeito mais rapidamente ganha mais ponto”, explica. 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1