Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Começa neste domingo (15) a WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O torneio, que será disputado até a quarta-feira (18), é a maior competição de educação profissional do mundo e reúne mais de 1,2 mil estudantes de 68 países em 52 ocupações técnicas.

A abertura foi na noite de sábado (14). Embalados pelos dizeres “Nós não esperamos pelo futuro, nós fazemos o futuro”, dançarinos vestindo uniformes de trabalhadores das ocupações técnicas iniciaram a apresentação. “Foi uma abertura simples, mas muito emocionante. Tenho certeza de que marcou a vida dos nossos competidores”, acredita a coordenadora regional da WorldSkills do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF), Eliséia Tavares. O Senai é a instituição brasileira associada à WorldSkills International responsável por garantir que o processo seletivo no país siga as regras. O mundial é disputado a cada dois anos.

 

A cerimônia seguiu com a exibição de vídeos de jovens e suas famílias explicando a escolha pelas respectivas carreiras. A cultura árabe foi representada em performances de bailarinos. Esta foi a primeira vez que um país do Oriente Médio sediou a competição. 

abertura worldskills2017 sistema fibra senaiO desfile oficial das delegações de competidores foi o ponto alto do evento. O Brasil é o atual campeão do mundo, após a vitória em 2015, e agora busca o bicampeonato. A delegação brasileira é formada por 56 alunos e ex-alunos do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Quatro participantes são do Senai-DF.

O momento mais tocante da abertura foi a entrada do único competidor do México, país atingido por forte terremoto em setembro e que ainda vem sofrendo novos abalos. Jesus Abdiel Juarez Ortega, da modalidade Tornearia em CNC, foi aplaudido efusivamente por toda a arena.

O time da Rússia, o maior desta edição, animou a também numerosa torcida que acompanhava tudo das arquibancadas. Os russos serão os próximos anfitriões do torneio, que vai ocorrer em 2019 na cidade de Kazan.

Em busca do ouro

Nos quatro dias de provas da WorldSkills, os participantes devem completar os desafios propostos dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria.

abertura worldskills 2017 sistema fibra senaiA partir deste domingo (15), o brasiliense Wanderson Coimbra, de 20 anos, vai tentar o ouro inédito para o país na ocupação de Sistemas de DryWall e Estucagem. “Foram três anos de treinamento até aqui. Eu já me sinto realizado de participar de tudo isso, mas minha meta é trazer o ouro.”

Cada medalhista receberá do Senai uma bolsa de estudos a ser utilizada num prazo de cinco anos. “O objetivo é estimular a continuidade da formação educacional dos campeões. O resultado é absolutamente transformador para esses jovens”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

O Senai é referência mundial em educação profissional. O DF conta com três unidades – Gama, Sobradinho e Taguatinga. Há mais de 1,5 mil vagas abertas para diversos cursos nas áreas de Alimentos, Vestuário, Construção Civil e Automotivo. Os interessados devem acessar o site: www.sistemafibra.org.br/senai. Para outras informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone (61) 4042 6565.

Texto: Marcus Fogaça (com informações da Agência CNI)
Foto: Divulgação / WorldSkills

 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1