Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

De 10 a 15 de junho, a unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) receberá jovens de várias partes do País para disputas em três ocupações das Seletivas WorldSkills 2019: Confeitaria, Funilaria Automotiva e Pintura Automotiva. Lucas Maciel e Rodrigo Rodrigues Macário vão representar o Distrito Federal nas duas competições da área automobilística.

A WorldSkills Competition é o maior torneio de educação profissional do mundo. A edição do ano que vem – a 45ª – será em Kazan, na Rússia. As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão até setembro, e definirão os integrantes das 45 ocupações em que o País vai competir. O DF disputa 19 delas.

Abertas ao público, as Seletivas WorldSkills 2019 no Senai Taguatinga serão das 8h às 17h. Os visitantes poderão assistir de perto às provas e ver os trabalhos dos melhores profissionais do Brasil nas três áreas profissionais. O Senai Taguatinga fica na Área Especial nº 2, Setor C Norte, próximo ao Hospital Regional de Taguatinga.

seletivas worldskills funilaria 2016

Desafios

Os competidores vão passar por uma série de provas práticas e precisarão mostrar excelência técnica e muita concentração para conseguir o ouro na etapa nacional e tentar garantir a vaga no mundial.

Nas provas, os jovens serão desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das respectivas profissões, dentro de prazos e de padrões internacionais de qualidade. Neste ano, as seletivas têm o mesmo formato do torneio mundial, inclusive as horas de provas. Durante quatro dias, os competidores passam por desafios semelhantes aos que haverá na Rússia, utilizando materiais muito parecidos aos do mundial.

No domingo, 10 de junho, os competidores chegarão ao Senai Taguatinga para a etapa de ambientação. Nesse momento, poderão conhecer as áreas de Alimentos e de Automobilística da escola e todos os equipamentos que terão à disposição para executar os módulos. As provas serão de segunda a quinta-feira, com desafios propostos na hora pelos avaliadores.

Na manhã de sexta-feira, 15 de junho, haverá a cerimônia de premiação. Receberão medalhas os três competidores com melhor desempenho em cada ocupação. Caso os dois primeiros colocados alcancem pontuações muito próximas, poderão passar por uma etapa de desempate em novembro – cada ocupação tem um percentual que define essa diferença mínima. Mesmo aqueles que conquistarem ouro nas seletivas terão de manter o índice exigido para assegurar a vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2019.

O DF na WorldSkills

Em 2017, o torneio internacional foi em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Os brasileiros ganharam 15 medalhas (7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze), além de 26 certificados de excelência. No quadro geral, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Rússia.

Quatro representantes do DF integraram a delegação brasileira. Fábio Serpa, de 20 anos, conquistou o terceiro lugar na ocupação de Movelaria. Os outros três trouxeram certificados de excelência. Além de Fábio, competiram Gilberto Ferreira, de 19 anos, em Aplicação em Revestimento Cerâmico; Wanderson Coimbra, de 20 anos, em Sistemas de DryWall e Estucagem; e Wisley Pereira, de 19 anos, em Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado.

Em 1999, André Luiz Freitas foi medalhista de ouro na ocupação Eletricidade Predial, no Canadá. Em 2012, William Grassioti conquistou ouro na ocupação de Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado, na Inglaterra.

Texto: Aline Roriz
Foto: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1