Os melhores profissionais do Brasil das áreas de Confeitaria, de Pintura Automotiva e de Funilaria estão reunidos na unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São 11 jovens disputando essas três ocupações das Seletivas WorldSkills Competition. O objetivo de cada um é conseguir a medalha de ouro e compor a delegação brasileira do maior torneio de educação profissional do mundo, que no ano que vem será em Kazan, na Rússia. O Distrito Federal tem concorrentes nas duas ocupações da área de automobilística.
Em Pintura Automotiva, o representante do Senai-DF Rodrigo Macário e seus adversários iniciaram a competição com a missão de pintar a porta de um carro, sendo a parte interior branca e a exterior dourada. Nesta terça-feira (12), a prova será fazer um retoque localizado no para-lama e a pintura do para-choque, além do mascaramento de uma peça do veículo Jeep. A peça que será trabalhada é surpresa. Os competidores ainda vão fazer o design e a colorimetria da porta em que trabalharam no primeiro dia. Por fim, vão fazer a pintura tricoat – com três camadas de tinta – em um para-lama, usando a técnica úmido sobre úmido. O competidor do DF disputa com um representante de São Paulo e um de Minas Gerais.
Na área de Funilaria, Lucas Maciel, do Senai-DF, disputa o ouro apenas com o representante de São Paulo, após a desistência do competidor de Minas Gerais. No primeiro dia de provas, os dois trabalharam na retirada da longarina, parte estrutural do veículo. Nesse módulo são avaliados corte, limpeza e medidas. As próximas etapas da prova passam pelo desamassamento, pelo airbag (com uma atividade de diagnóstico dentro da funilaria) e, por último, pela reparação de carroceria com alinhamento e esquadrejamento da frente do veículo usando equipamento eletrônico.
A ocupação de Confeitaria é disputada por representantes de Alagoas, de Minas Gerais, da Paraíba, de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Os seis confeiteiros trabalham em provas de alto grau de dificuldade, todas relacionadas ao tema Vida Marinha. Nesta segunda-feira, primeiro dia de provas, cada um precisou confeccionar 30 macarons, 15 com recheio de ganache e os outros com escolha livre do participante. Nos próximos dias, os competidores precisarão fazer peças em açúcar, esculturas de chocolate, sobremesas empratadas e um entremet, que é uma torta gelada.
Provas até quinta-feira
As avaliações das Seletivas WorldSkills serão realizadas até quinta-feira (14) no Senai Taguatinga e são abertas ao público. É uma boa oportunidade de empresários, estudantes e interessados pelas
áreas conhecerem o que há de mais moderno e tecnológico nos setores de alimentação e de automobilística.
Além disso, é possível conhecer a estrutura do Senai-DF para qualificação profissional dos seus alunos. As provas têm início às 9h e o horário de encerramento varia a cada dia. Os resultados das três seletivas serão divulgados na sexta-feira (15) pela manhã.
Os competidores que ficarem em primeiro lugar seguirão na busca pela vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2019. Para carimbar o passaporte para a Rússia, eles precisarão manter o índice estipulado pela organização em todos os simulados realizados durante o ano.
O DF nas Seletivas WorldSkills 2019
As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, até 14 de setembro, com organização do Senai. O departamento regional do Distrito Federal tem representantes em 19 ocupações.
O DF vai sediar seis das 45 seletivas. Além das que ocorrem nesta semana, a capital federal vai receber em julho e agosto seletivas das ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, de Movelaria e de Robótica.
Até agora, o Senai-DF conquistou uma medalha de bronze em Design Gráfico, na seletiva realizada em Goiânia, com o competidor Átila Ferreira Assunção.
Conheça nossos competidores e o que será exigido nas provas.