A atenção a cada detalhe marcou o último dia de provas das Seletivas WorldSkills 2019 disputadas na unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nesta quinta-feira (14), o foco foi indispensável para a perfeita execução de cada atividade das ocupações de Confeitaria, de Funilaria e de Pintura Automotiva.
Seja na modelagem da massa de açúcar, seja no perfeito desamassamento da lataria do veículo, seja na pintura com acabamento impecável, os 11 competidores demonstraram a excelência da educação profissional do Senai em todos os cantos do País. O Distrito Federal competiu nas duas ocupações de automobilística.
Os resultados das seletivas desta semana serão anunciados na cerimônia de premiação, nesta sexta-feira (15), às 10h, no próprio Senai Taguatinga. Os competidores que ficarem em primeiro lugar na ocupação seguirão na busca pela vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2019, uma vez que será preciso manter o índice estipulado pela organização em todos os simulados realizados durante o ano. A 45ª edição da maior competição de educação profissional do mundo será em agosto do ano que vem, em Kazan, na Rússia.
Na Funilaria, Lucas Maciel, do Senai-DF, e o competidor de São Paulo, Bruno Bueno, cumpriram quatro horas de prova nesta quinta-feira. Eles trabalharam nos módulos de air bag, de diagnóstico e alinhamento estrutural e de desamassamento.
Na Pintura, os três competidores – do Distrito Federal, de Minas Gerais e de São Paulo – tiveram duas horas de prova para realizar a pintura tricoat (três camadas de tinta) em um para-lama, usando a técnica úmido sobre úmido. O representante do DF, Rodrigo Macário, finalizou a semana de competição satisfeito com o que entregou. “Foi bem produtivo e eu vou confiante para o resultado amanhã. Achei as provas com nível bem difícil, principalmente a surpresa do design, em que tivemos de fazer o desenho da Ponte JK. Em compensação, o módulo de retoque localizado foi o mais fácil, já que foi o que mais treinei”, explicou o jovem.
A ocupação de Confeitaria foi disputada por representantes de Alagoas, de Minas Gerais, da Paraíba, de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Neste último dia de provas, eles tiveram cinco horas para finalizar os módulos de modelagem e de sobremesa empratada. No primeiro, precisaram fazer uma tartaruga e um cavalo-marinho com marzipã (uma massa de amêndoas). No último, receberam uma seleção de ingredientes-surpresa e só puderam usar esses itens para fazer profiteroles. Eles ficaram livres para combinar os ingredientes e criar massa e recheio.
Provas no Tocantins e em Rondônia
Além de sediar as provas de três ocupações, com participantes em duas delas, o DF competiu em outras duas modalidades. Fellipe Sousa de Mendonça, de 19 anos, é o representante brasiliense na disputa da ocupação de Soluções de Software para Negócios, realizada no Centro de Educação e Tecnologia do Senai em Palmas (TO). No Sesi-Senai Lagoa, em Porto Velho (RO), está Liara Mendonça de Morais, de 20 anos, que participa da seletiva de Pintura Decorativa. Os resultados dessas duas seletivas também serão anunciados na manhã de sexta-feira (15).
O DF nas Seletivas WorldSkills 2019
As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, até 14 de setembro, com organização do Senai. O departamento regional do Distrito Federal tem representantes em 19 ocupações.
O DF foi selecionado para sediar seis das 45 seletivas. Além das que ocorreram nesta semana, a capital federal vai receber em julho e agosto seletivas das ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, de Movelaria e de Robótica.
Até agora, o Senai-DF conquistou uma medalha de bronze em Design Gráfico, na seletiva realizada em Goiânia, com o competidor Átila Ferreira Assunção.
Conheça nossos competidores e o que será exigido nas provas.