Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Já imaginou poder controlar toda sua casa a distância por meio do tablet ou do smartphone? Com apenas um toque, você pode ligar o ar condicionado, programar a iluminação desejada, o som ambiente e ainda acionar ou liberar o sistema de segurança da sua casa. Ainda por meio de um aplicativo, monitorar o seu animal de estimação para garantir a qualidade de vida dele. E também é possível aliar toda tecnologia à responsabilidade ambiental, com economia de água. Quem acha que tudo isso parece coisa de filme ou está muito longe da realidade está enganado. A chamada Casa Inteligente é acessível à população e está sendo demonstrada durante a Olimpíada do Conhecimento 2018, que acontece até domingo (8), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A visitação é gratuita das 9h às 18h.
 
As tecnologias são apresentadas por empresas parceiras, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) – os dois últimos organizadores do evento. Os departamentos regionais do Distrito Federal estão ajudando na apresentação da Casa Inteligente por meio de projetos e tecnologias desenvolvidas em sala de aula.
 
Casa inteligente sala automatizadaA Casa Inteligente é dividida em quarto, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e jardim. Ela é equipada desde eletrodomésticos, móveis e utensílios utilizados no dia a dia, embutidos com alta tecnologia, a sistemas inteligentes mais sofisticados. No quarto, por exemplo, é possível testar um guarda-roupa virtual, usar travesseiros feitos com plástico reciclado e conhecer a pulseira que avalia a qualidade do sono. A cozinha mostra equipamentos de última geração, como a geladeira que informa quando itens estão em falta e auxilia com receitas. O banheiro conta com um sistema de reaproveitamento de água para o jardim e também permite interação: no espelho, uma tela com informações do dia a dia.
 
O Senai-DF é responsável pela sala de estar e pelas tecnologias que no local podem ser conhecidas. “Aqui, tem tudo o que há de mais moderno e toda a casa atende a comandos em um aplicativo de smartphone ou por voz, desde a abertura das cortinas, a iluminação, o canal da TV ou o sistema de segurança”, explicou o professor de Automação do Senai Taguatinga Alexsandro Santana.
 
Casa inteligente castelo animalNo jardim da Casa Inteligente tem o Castelo Animal, uma casa de cachorro que incorpora o conceito de internet das coisas, isto é, tecnologia que conecta os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Ela permite que os animais de estimação sejam monitorados remotamente. O projeto foi criado por alunos do Sesi-DF, durante o Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), na temporada 2016/2017.
 
Pelo aplicativo, é possível ligar ou desligar as luzes e o ventilador e liberar mais água ou mais comida para o animal.  “A internet das coisas não é mais um futuro, é o nosso presente. E a gente aliou isso ao bem-estar do nosso cãozinho”, explicou Julia Alves Santos, aluna do Sesi/Senai Sobradinho.
 
Casa inteligente Já no banheiro da Casa Inteligente, a tecnologia deu lugar à responsabilidade ambiental. Alunos do Sesi-DF demonstram um produto que deve ser jogado no vaso sanitário com o objetivo de evitar o acionamento da descarga quando a pessoa urina. Conhecida como “PiPi”, a fórmula foi desenvolvida durante o Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), na temporada 2017/2018.
 
Os alunos pesquisaram e perceberam que o vaso sanitário em uma residência é responsável por cerca de 60% do desperdício de água. “O PiPi é um produto biodegradável que possui ação antibactericida, muda a cor da urina, inibe o odor e deixa com cheiro de lavanda. Ao final do mês, uma família de quatro pessoas consegue economizar mais de 4 mil litros de água”, explica Julia Porto, aluna do Sesi-DF.
 
Tecnologias na sala de aula
As tecnologias que foram apresentadas pelo Sesi e Senai-DF na Casa Inteligente podem ser encontradas nas salas de aula das escolas do Gama, de Sobradinho ou de Taguatinga.
 
A unidade do Senai Taguatinga oferece cursos de automação residencial, desde módulos mais rápidos, com 200 horas-aula, até a opção de Técnico, com carga horária de 1.200 horas. Com essas aulas, é possível aprender a fazer tudo o que foi apresentado na sala da Casa Inteligente.
 
Os projetos do PiPi e do Castelo Animal foram desenvolvidos por equipes de Robótica do Sesi do Gama e de Sobradinho. O Sesi-DF oferece a todos os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental a opção de fazer Robótica no contraturno. São aulas ministradas por professores capacitados que estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. Durante esses encontros, as crianças e adolescentes aprendem de forma leve e lúdica, por meio de uma forma de ensino inovadora.
 
Além disso, a instituição participa anualmente do torneio de Robótica da First Lego League, a fim de despertar nos jovens o interesse pelas ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Para isso, os alunos são inspirados e desafiados a pensar como cientistas e engenheiros. Os competidores, reunidos em equipes, buscam resolver problemas do mundo real.
 
Para ver quais as opções de cursos de qualificação ou as opções de educação básica, entre no site www.sistemafibra.org.br ou ligue para o SAC/Ouvidoria do Sistema Fibra no número 4042-6565.
 
Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1