Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Três equipes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) participam nesta quinta-feira, 5 de junho, do Desafio de Robótica na Indústria, na Olimpíada do Conhecimento 2018. Os estudantes desenvolveram robôs para executar missões em uma arena compartilhada simulando processos de segmentos industriais. O evento, aberto ao público e gratuito, segue até domingo (8), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).robotica na olimpiada doconhecimento 2018

Durante os quatro dias de evento, 48 equipes de estudantes de todo o País se revezarão na disputa dos Desafios de Robótica. Brasília é representada pelas equipes Technew, do Gama, Albatroid, de Taguatinga, e a Bisc 8, de Sobradinho. Os jovens têm de 14 a 17 anos e são alunos do Ensino Fundamental e da Educação Básica Articulada com Educação Profissional (Ebep), modalidade educacional em que o Sesi e o Senai trabalham em parceria – programa que permite aos estudantes do ensino médio complementar os estudos com um curso técnico.
 
Os Desafios de Robótica na Indústria fazem parte da programação do espaço chamado Escola do Futuro. A ideia do local é mostrar aos visitantes a importância de métodos e tecnologias inovadoras na educação para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
 
Na opinião do professor de Oficina Tecnológica do Sesi Gama Francisco Paz, o encontro de vários estudantes com o mesmo propósito, de conhecer e de trabalhar com inovação, instiga a escolha de futuras profissões. “O espaço mostra como as tecnologias e os conteúdos apresentados em sala de aula se encontram. É uma forma fantástica de aprendizado”, explicou.
 
robotica olimpiada doconhecimento 2018 Os desafios têm duração de quatro minutos e consistem em duas fases. Na primeira, o robô atua de maneira autônoma (programada) e, na segunda, é controlado pelos adolescentes. As equipes têm de cumprir missões ligadas à oito áreas da indústria: mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil. São situações-problema que fazem parte do cotidiano das empresas, tais como gestão de estoques, controle de produção, economia de materiais e inovação tecnológica.
 
A estudante do 9° ano Julia Rodrigues, 14 anos, que integra a equipe Technew, participa pela primeira vez de um evento de competição de robótica. “Estou fascinada com tudo. É fantástico poder ver a evolução do nosso grupo e colocar em prática tudo o que elaboramos em sala”, disse. A equipe foi criada neste ano.
 
A Robótica faz parte da grade curricular das escolas do Sesi-DF e fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. 
 
Visitas
Alunos da rede pública do DF estão fazendo visitas guiadas à Olimpíada do Conhecimento. Uma turma do 5° ano da Escola Classe 104 de São Sebastião passou a manhã dessa quinta-feira no espaço. Os jovens participaram de atividades interativas e assistiram a desafios de robô.robotica olimpiada doconhecimento 2018
 
A pequena Bárbara Luana Figueiredo, 11 anos, estava empolgada em conhecer novas tecnologias e em saber que algumas foram feitas por adolescentes. “Eu até fiquei com vontade de criar meu próprio robô. Ele poderia fazer bolo de chocolate e doces”, contou sorridente.
 
O público que tiver interesse em conhecer o evento tem até domingo, 8 de julho, para ir ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O funcionamento é das 9h às 18h. Não há restrição de idade.
 
Seletiva para WorldSkills
O Senai também realiza a seletiva para definir a equipe de Robótica Móvel que poderá representar o Brasil na WorldSkills 2019, torneio internacional de educação profissional que será realizado em agosto do próximo ano em Kazan, na Rússia. Cinco duplas dos estados de Mato Grosso, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo terão de montar um robô para realizar tarefas que simulam a movimentação de contêineres em um porto de cargas. Além do projeto, as equipes serão avaliadas em relação a organização, prática profissional e segurança no trabalho.
 
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1