Senai-DF forma primeiras turmas de internos do sistema socioeducativo

14 08 2019 formatura internos santa maria victor hugo pessoaQuarenta e oito jovens que cumprem medida socioeducativa em regime fechado foram certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) nesta semana em cursos de aprendizagem industrial básica. São os primeiros concluintes do programa Medida de Aprendizagem, que busca contribuir para o resgate da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da formação profissional para alcance de oportunidades de trabalho.

De outubro passado a agosto deste ano, 22 rapazes da Unidade de Internação de Santa Maria fizeram o curso Assistente Administrativo. A cerimônia de formatura foi em 14 de agosto, no auditório do Senai Gama. Os outros 26 internos, da Unidade de Internação do Recanto das Emas, concluíram a formação em Pedreiro de Revestimento e receberam o certificado no dia 15, no auditório da Vara da Infância e da Juventude, na 916 Norte. As cerimônias tiveram a presença de familiares.

Foram 400 horas em sala de aula e outras 400 horas de prática profissional simulada. As duas fases ocorreram dentro das unidades de internação e, durante o período de formação, os jovens foram contratados na condição de aprendizes por uma empresa do segmento industrial. “O curso me fez ter forças para sonhar com um futuro melhor e entender que existem pessoas que querem nos ajudar”, disse um dos formandos do curso Pedreiro de Revestimento, na cerimônia de quinta-feira.

O programa foi viabilizado por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério Público do Trabalho no DF e no Tocantins, o governo local e o Senai-DF. “Eles conseguiram com perseverança e resiliência traçar novos rumos para a vida e captar o potencial transformador da aprendizagem profissional, acreditando não só na profissionalização como eixo da ressocialização, mas especialmente em si próprios”, avaliou a procuradora Ana Maria Villa Real, representante do Ministério Público do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, destacou que a iniciativa integra o Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), que busca inserir no mercado de trabalho pessoas à margem da sociedade. “Vocês estão tendo uma grande oportunidade de desenvolvimento e esta formatura é um reconhecimento à dedicação que tiveram. A educação é a essência para a mudança da nossa sociedade.”

Primeira vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, a desembargadora Sandra De Santis ressaltou que a formatura marca o encerramento de um ciclo e o começo de uma nova jornada. “Devo parabenizá-los porque, se chegaram até aqui, estão em busca de melhores perspectivas de vida. Estamos orgulhosos por terem escolhido a educação como caminho para a cidadania”, afirmou.

Duas novas turmas do programa Medida de Aprendizagem terão início na segunda-feira, dia 19, com jovens da Unidade de Internação de Santa Maria. O curso será Assistente Administrativo, com instrutores do Senai Gama.

Texto: Samira Pádua
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra