Segunda turma do Renova-DF é iniciada em Samambaia
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 10 Junho 2021 17:48

Samuel Victor Graciano, de 28 anos, já trabalhou no setor da construção. Seis anos atrás, fez o curso de Pintor Residencial no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e estava empregado, até o início da crise de saúde causada pela covid-19 no Brasil. Com o impacto da pandemia na economia, vários setores foram afetados e hoje Samuel não tem emprego.
Ele é um dos 500 alunos que começaram a estudar na terça-feira, 8 de junho, pelo Renova-DF — projeto de qualificação profissional do governo do DF, coordenado pela Secretaria do Trabalho e executado pelo Senai-DF. As aulas são de iniciação profissional em Auxiliar de Manutenção.
Além do conhecimento que já tem em pintura, Samuel vai poder agregar outras habilidades com instrutores do Senai-DF, com o aprendizado de técnicas de profissões como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro, em 240 horas de aulas. “Quero aproveitar a oportunidade para aumentar meu conhecimento na construção e buscar um emprego com carteira assinada assim que a situação da pandemia melhorar”, disse.
O início das atividades do grupo foi marcado por uma cerimônia no estacionamento do Estádio Rorizão, em Samambaia, com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, do presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar, de autoridades do Executivo local e de parlamentares. No evento, os estudantes levaram documentação para confirmar a matrícula e receberam kit de material escolar em uma unidade móvel do Senai-DF.
Iniciação profissional e manutenção das cidades
O Renova-DF prevê a qualificação de 3 mil pessoas sem emprego, que, durante os cursos, receberão uma bolsa mensal de um salário mínimo, paga pelo governo local. Os primeiros 500 alunos do programa começaram as atividades em Ceilândia, em 31 de maio.
Todas as ações educacionais ocorrem em estruturas públicas. Locais como como praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, pontos de encontro comunitário (PECs), calçadas, jardins e paradas de ônibus serão reformados pelos alunos como parte das atividades práticas do curso. Ao término da formação, os concluintes receberão certificados.
O programa é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As inscrições para o projeto foram realizadas em 2020 pela Secretaria de Trabalho, responsável também pela convocação das turmas para início das aulas.
Alunos com dúvidas podem entrar em contato a Secretaria de Trabalho por ligação no telefone (61) 3773-9557/9566/9572 ou 9560 e por WhatsApp, nos números (61) 99199-3268 ou 99198-8727.
Texto: Nilson Carvalho
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF