Laudos ergonômicos e de aposentadoria estão entre os serviços do Sesi
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 28 Setembro 2016 14:17

Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são temas de grande relevância no portfólio de programas do Sesi Brasília e do Sesi Nacional. Este último, é a segunda marca mais lembrada, entre as entidades prestadoras de serviços relacionados ao tema, no Top of Mind promovido pela Revista Proteção, publicação especializada em SST. O terceiro lugar da lista é ocupado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O Sesi Brasília oferece uma gama de ações relacionadas a SST, a fim de atender as empresas que devem seguir as obrigatoriedades legais impostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio das Normas Regulamentadoras (NRs).
A fim de facilitar esses processos, o Sesi oferece uma gama de serviços, como o Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a Ginástica Laboral, que estão detalhados aqui!
Previdência Social: PPP e Ltcat
Uma das ações mais procuradas pelas empresas é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que consiste em um documento histórico laboral e individual do trabalhador, relativo a exposição de agentes nocivos químicos, biológicos ou físicos, além de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.
O PPP está previsto no Decreto 4.032, de 2001, e é destinado a atender as Instruções Normativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após a contratação do serviço, um engenheiro do trabalho do Sesi Brasília faz o levantamento de todas as informações referentes ao cargo, ambiente de trabalho e atividades desempenhadas pelo empregado. A análise dos dados resulta em um perfil, que será utilizado no processo de solicitação da aposentadoria. O PPP é oferecido pelo Sesi Brasília a um custo de R$150,00 por colaborador, e o prazo de produção é de 10 dias, após o envio das informações.
Relacionado a aposentadoria, o Sesi Brasília também oferece o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (Ltcat), que está previsto na Lei nº 8.213, de 1991, e no Decreto nº 3.048, de 1999. O documento tem finalidade previdenciária no requerimento de aposentadoria especial para trabalhadores que desenvolvem as condições previstas em lei.
O Ltcat é elaborado pela equipe de engenheiros do trabalho do Sesi Brasília e deve conter informações como: funções exercidas pelo trabalhador; agentes nocivos à saúde e integridade física; localização das possíveis fontes geradoras; via e periodicidade de exposição aos agentes; e descrição das tecnologias de proteção coletiva e individual.
NR 15 e NR 16: Insaubridade e Periculosidade
Outro serviço que também está disponível no portfólio do Sesi Brasília é a produção de Laudos de Insalubridade e de Laudos de Periculosidade, que visam concluir, mediante exame, vistoria, indagação, investigação e avaliação, se existem condições insalubres e/ou perigosas, ou se existe efetiva exposição a agentes nocivos, de acordo Normas Regulamentadoras N°15 e 16 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Por meio de uma visita técnica, realizada pelo engenheiro do trabalho do Sesi Brasília à empresa, é produzido um laudo a fim de documentar os agentes nocivos existentes no ambiente e identificar se os empregados estão expostos a situações de risco. A contratação do serviço deve ser feita pela empresa, de acordo com a função exercida pelo trabalhador. O valor varia de acordo com as análises necessárias e o prazo médio de produção é de 30 dias.
Análise Ergonômica do Trabalho: conforto e eficiência
A área de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Brasília também oferece a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que tem como objetivo avaliar as condições de trabalho e identificar os riscos ergonômicos dos objetos, do posto de trabalho ou do próprio profissional. Este trabalho resulta na confecção de um laudo, que expõe a situação ambiente e recomenda as intervenções ou adaptações necessárias, a fim de proporcionar o máximo de conforto e segurança ao trabalhador.
O Sesi Brasília oferece o AET com o auxílio de uma equipe de profissionais altamente qualificada. A análise dos ambientes de trabalho é feita pela fisioterapeuta do trabalho ergonomista, Paula Simões Costa, que ressalta a importância da ação não apenas para o trabalhador, mas também para a própria empresa. “A análise ergonômica é de obrigatoriedade legal e atende as determinações da NR17. As orientações apontadas pelo laudo visam oferecer ao trabalhador um posto mais adequado, o que diminui os riscos de doenças ocupacionais e reflete em maior produtividade e eficiência. Ao mesmo tempo, a empresa atende aos requisitos legais e reduz os índices de afastamentos e absenteísmo”, explica.
O Laudo Ergonômico é contratado pela empresa de acordo com a função exercida pelo colaborador. Após a visita do profissional à sede da empresa, é elaborado o documento com as orientações e adaptações necessárias. Entre os maiores benefícios do AET estão a diminuição dos riscos de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Ósteosmusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
O prazo médio para a entrega do laudo é de 30 dias, após as avaliações necessários e o valor deve ser consultado diretamente com a equipe de Mercado da unidade.
Sesi: Reconhecimento nacional em SST
Saúde e Segurança do Trabalho são temas de interesse não apenas do departamento regional, como também do departamento nacional do Sesi. Segundo dados da entidade, em 2015, foram mais de um milhão de trabalhadores beneficiados pelas ações da área, que recebe atenção especial, como afirma o diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi. “O Sesi está comprometido com a agenda de melhorias para o trabalhador e buscamos, constantemente, o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais seguro. Isso vai se traduzir em qualidade de vida para os colaboradores e também em ganhos de produtividade para as empresas. Nós estamos comprometidos com a construção de um futuro e o desenvolvimento do país”, afirma.
Para obter mais informações sobre os programas e serviços oferecidos pelo Sesi Brasília na área de Saúde e Segurança do Trabalho, entre em contanto com a Área de Mercado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3362-6066 ou (61) 3362-6191.
Por Aline Porcina
Assessoria de comunicação do Sistema Fibra
Imagens: Cristiano Costa