Confiança da indústria do DF está há um ano em trajetória de alta

As boas perspectivas no curto prazo fizeram com que o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) subisse 1,2 ponto de março para abril. O resultado (59,9 pontos) é o melhor para o mês de abril desde o início da série histórica, em 2010 (gráfico abaixo).

Há 13 meses, o Icei-DF está acima da linha divisória dos 50 pontos, com crescimento de 9,8 pontos no período. Nos três anos anteriores, o industrial manteve-se pessimista, com a confiança em queda.

grafico icei abril 

A melhora do Icei-DF foi puxada especialmente pelas expectativas para os próximos seis meses. O indicador de expectativas passou de 61,2 pontos em março para 63,7 em abril – alta de 2,5 pontos.Os empresários estão otimistas quanto ao futuro da economia brasileira (61,9 pontos), da economia do DF (62 pontos) e, de forma mais ampla, da própria empresa (65 pontos).

O indicador de condições atuais, por sua vez, ficou em 52,8 pontos em abril, frente a 54,2 pontos verificados em março. Apesar do recuo, o empresário continua confiante quanto ao presente. Permanece positiva a percepção dos industriais em relação às economias nacional (53,6 pontos) e do DF (51,7), além do seu negócio (53,8 pontos). Em esfera nacional, o Icei caiu para 56,7 pontos em abril, 2,3 abaixo de março. A queda interrompe dois meses de estabilidade.

Icei

O Índice de Confiança do Empresário Industrial indica tendências da economia. Empresários confiantes tendem a ampliar a produção e a fazer investimentos, o que estimula o crescimento econômico. Os dados são colhidos mensalmente em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

O índice varia de 0 a 100. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário. Quanto mais acima de 50 pontos, maior a confiança.

Texto: Suzana Leite

Pesquisa

banner indicadores

convalidacao botao 003

escritorio projetos IEL

epilepsia fibra

banner pro site catalogo