Assuntos Institucionais e Governamentais

GESTÃO DE DEFESA DE INTERESSE

Os poderes legislativo e executivo são responsáveis pela elaboração e apreciação de projetos de lei e políticas públicas que interferem diretamente na vida da população e nos diversos setores que conduzem a economia do país. Neste cenário, é importante monitorar a atividade legislativa e acompanhar a formulação de políticas relacionadas a assuntos que possam impactar o segmento industrial do DF, subsidiando as discussões e definindo estratégias de ação em defesa do desenvolvimento e da competitividade das indústrias.

A fim de atender esta importante demanda, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) reformulou a Diretoria de Assuntos Institucionais e Governamentais para gerir campanhas frente aos formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão, articulando e monitorando permanentemente a execução de planos de ação, e orientando o processo de articulação, representação e negociação com autoridades dos poderes executivo e legislativo, em temas de relevância técnica ou política.

A Defesa de Interesse do setor industrial é prioridade da Federação, e é realizada sob a orientação do presidente e coordenada pela diretoria de Assuntos Institucionais e Governamentais, que também responde pela manutenção do acervo dos Planos de Ação de Defesa de Interesse (PAF-DI) da Casa. Para auxiliar essas atividades, a área mantém um banco de dados com informações legislativas, que também subsidiam as atividades dos sindicatos filiados, e elabora publicações periódicas como a Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal, Perfil dos Parlamentares do DF e informes legislativos.

 

Agenda Legislativa

A Diretoria de Assuntos Institucionais e Governamentais publica anualmente a Agenda Legislativa da Indústria do DF, com a finalidade de divulgar o posicionamento do setor industrial a respeito das proposições legislativas que causam impacto no ambiente produtivo do DF. A Agenda é o instrumento legítimo de defesa dos interesses do setor industrial local e reúne, em um único documento, os temas e projetos de maior relevância para o parque fabril, agrupados de acordo com os seguintes assuntos: econômicos, tributários e fiscais, sociais e de política urbana e meio ambiente. Anualmente, lideranças sindicais filiados à Federação participam do Seminário da Agenda Legislativa da Indústria do DF, na sede da Casa, para elencar quais pautas, importantes para a indústria, requerem destaque e intensa interlocução junto à Câmara Legislativa local. 

As últimas edições da Agenda Legislativa da Indústria do DF podem ser consultadas aqui.

 

Perfil dos Parlamentares do DF 

A publicação Perfil dos Parlamentares do DF tem como objetivo identificar a trajetória política, as propostas e o posicionamento dos deputados distritais, deputados federais e senadores eleitos pelo Distrito Federal a respeito de temas relevantes para o setor industrial. Elaborada a cada período eleitoral, desde 2010, a terceira edição, que contempla o período 2019-2022, foi entregue na solenidade de posse dos deputados distritais na Câmara Legislativa, no dia 1º de janeiro de 2019.

 Nas 240 páginas da publicação, os 35 representantes do DF (24 distritais, 8 federais e 3 senadores) tiveram a oportunidade de abordar seus posicionamentos acerca de assuntos pertinentes ao desenvolvimento econômico. Para os dirigentes da

Fibra, sindicatos filiados, representantes do setor industrial e empresários, é a oportunidade de se identificar os caminhos possíveis para o aperfeiçoamento da legislação de forma a estimular a competitividade das empresas e melhorar o ambiente de negócios.

Veja a última edição do Perfil Parlamentar do DF aqui.

 

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Defesa de Interesse, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (061) 3362-6069/6116/6174 ou pelo e-mail susana.tostes@sistemafibra.org.br

 

 

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo